Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

COVID-19: Vídeos ajudam a combater estresse e preconceito durante a pandemia

Data de publicação: 14/05/2020


Materiais fazem parte da campanha do MS e da Opas para diminuir os efeitos negativos da pandemia na saúde mental dos brasileiros


Durante a pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus, veículos de imprensa e redes sociais compartilham diariamente inúmeras informações e opiniões acerca do tema. Isso pode deixar muitas pessoas com sentimento de ansiedade, angústia e medo. Algumas, inclusive, têm associado o contágio do vírus a uma determinada classe social, origem étnica ou idade, o que pode gerar discriminação com relação a certos grupos.

Por isso, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) produziram vídeos com informações de apoio à população para ajudar a enfrentar esse momento com tranquilidade e combater o estigma e o preconceito.

Os vídeos integram campanha que objetiva amenizar os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos brasileiros. Ao todo, serão oito vídeos voltados, principalmente, aos profissionais de saúde, familiares e cuidadores de pessoas idosas, à própria população idosa e aos pais e cuidadores de crianças.

Assista abaixo os dois vídeos com mensagens de cuidado à saúde mental para combater o estresse gerado pela pandemia e informações para combater o preconceito e o estigma associados à Covid-19.

Confira também o primeiro vídeo voltado a profissionais de saúde, que traz a reflexão sobre os cuidados que os trabalhadores devem ter neste momento.

Acesse ainda o segundo e o terceiro vídeos, voltados a familiares e cuidadores de pessoas idosas, com dicas simples para ajudar a diminuir os efeitos da pandemia no cotidiano dessa parcela da população.

Conheça mais sobre a campanha aqui.