Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Multiplicadores do programa Previne Brasil

Data de publicação: 12/02/2020


Oficina Nacional de apoio à implantação do novo financiamento capacitou apoiadores regionais de todo o país


“O desafio de 2020 é o novo financiamento da atenção primária”, afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, durante a mesa de encerramento da Oficina Nacional de apoio à implantação do Previne Brasil. O evento realizado durante dois dias contou com aproximadamente 500 pessoas, incluindo secretários de saúde e gestores de todo o país.

O novo financiamento tem como principal objetivo a qualificação dos serviços com foco nas pessoas, por isso é fundamental ter clareza nos indicadores, bem como na avaliação dos resultados. “A saúde não pode ser dicotomizada, muito menos a atenção primária. É por isso que nós temos que nos unir em prol das novas mudanças. O Sistema Único de Saúde não deve ser formado por fronteiras. Sempre que for preciso mudar algo para melhor, os gestores precisam estar prontos. A mudança começa por vocês: secretários, coordenadores e apoiadores. Lembrem-se: o mundo mudou, a vida é fluxo, o fixo passou”, afirmou o secretário.

Durante os dois dias de oficina, técnicos da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) estiveram de prontidão para tirar dúvidas e capacitar os participantes, além de auxiliar na definição de prioridades. A agenda contou com trabalhos em grupos debatendo todo os componentes do Previne Brasil: capitação ponderada, pagamento por desempenho — indicadores, monitoramento, avaliação e controle — e ações estratégicas.

Material de apoio
Todas as apresentações da oficina estão disponíveis para consulta abaixo. Em caso de dúvidas, acesse no FAQ ou entre em contato pelo e-mail: previnebrasil@saude.gov.br

Novo modelo de financiamento e custeio da aps no SUS
Capitação ponderada
Cadastro
Incentivo
Informatiza APS
Pagamento por desempenho
Saúde na Hora
Residências

 

Leia mais

Oficina Nacional de apoio à implantação do Previne Brasil: novo financiamento da APS

Multiplicadores do programa Previne Brasil

Gestores mais preparados após oficinas Previne Brasil


Fonte: - Autor(es): -