Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Traumatismos dentários em adultos e crianças são temas de duas consultas públicas abertas até 28 de março

Data de publicação: 07/03/2022


Recomendações colocadas para apreciação fazem parte de um conjunto de 22 diretrizes para a prática clínica na Atenção Primária


   

Com o objetivo de ouvir a sociedade antes do lançamento das Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, o Ministério da Saúde lançou mais duas consultas públicas nesta segunda-feira (7/3). Desta vez, serão avaliadas a terceira e a quarta diretriz, que se referem ao manejo clínico de traumatismos alveolodentários tanto em dentes permanentes quanto decíduos (os primeiros dentes de bebês e crianças, que são trocados ao longo da infância e são popularmente conhecidos como “dentes de leite”).

“Quando falamos desse tipo de traumatismo, nos referimos a quebras ou fraturas nos dentes, que muitas vezes são causadas em esportes de contato, brincadeiras e quedas em geral, em qualquer fase da vida”, explica o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Mendes Carvalho. “O intuito é que o atendimento odontológico desses casos na Atenção Primária à Saúde (APS) seja qualificado e padronizado, ajudando os profissionais em possíveis encaminhamentos dos casos”, acrescenta.

A consulta é voltada, principalmente, para profissionais de saúde, como cirurgiões-dentistas (da APS ou da atenção especializada), técnicos e auxiliares em saúde bucal, mas também recebe contribuições de gestores, professores universitários, pacientes e familiares, além de demais interessados. Para participar, siga as instruções:

Consulta pública - Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Decíduos
Data: de 7 a 28/3
Contribua aqui
Acesse o documento a ser avaliado 

Consulta pública - Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Permanentes
Data: de 7 a 28/3
Contribua aqui
Acesse o documento a ser avaliado 

As duas propostas fazem parte da construção do documento Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.

Saúde bucal no SUS

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços odontológicos desde a Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal presentes em unidades básicas de saúde (UBS) que contam com a Estratégia Saúde da Família e nas unidades odontológicas móveis. Além desses serviços, os brasileiros também contam com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) e atendimento odontológico em ambiente hospitalar.

Para saber onde fica o serviço odontológico mais próximo de você, consulte o aplicativo Conecte SUS, clique em “serviços” e, em seguida, em “saúde bucal”. E para ler mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), acesse aqui.

Leia mais: Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretriz de higiene bucal na infância


Fonte: - Autor(es): -