Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Sistemas de informação em vigilância alimentar serão abordados em webinário no dia 25 de novembro

Data de publicação: 18/11/2021


Profissionais de saúde e gestores das equipes da Atenção Primária poderão aprender e tirar dúvidas sobre a inserção de dados no e-SUS APS. Transmissão ficará gravada


Crédito: Pixabay

Com o objetivo de garantir a atenção nutricional adequada dos brasileiros, o Ministério da Saúde promoverá, na próxima quinta-feira (25), mais um encontro do Ciclo de Webinários Depros. Desta vez, o tema é Vigilância Alimentar e Nutricional e o uso de Sistemas de Informação em Saúde da Atenção Primária. 

“Além de abordar a importância do monitoramento da saúde alimentar dos atendidos, é essencial que os profissionais das equipes de saúde saibam inserir corretamente os dados coletados no e-SUS APS. Essas informações subsidiam o trabalho das unidades básicas e, também, a formulação e adequação de políticas públicas na área”, destaca a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, responsável pela abertura do evento.

A programação segue com a técnica da CGAN, Sara Silva, que fará uma apresentação sobre vigilância alimentar e nutricional na Atenção Primária à Saúde (APS) atualmente. Depois dela, os técnicos João Geraldo e Alyne Melo, da Coordenação de Informação da Atenção Primária da pasta, vão falar sobre o uso do e-SUS APS para o acompanhamento do estado nutricional e de marcadores de consumo alimentar da população; e também sobre os relatórios de validação do Sisab e a interface com municípios de sistema próprio.

Nos 30 minutos finais, os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes, que responderão ao vivo. O encontro será das 14h às 16h, pela página do Datasus, e ficará gravado. O webinário é organizado pelo Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

Saiba mais

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste na descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população brasileira. Trata-se de uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), estratégia essencial para a atenção nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS), pois influencia diretamente na organização e na gestão na rede. 

O procedimento pode incorporar a adoção de diferentes estratégias de vigilância epidemiológica, como inquéritos populacionais, chamadas nutricionais, produção científica, e ações desenvolvidas nos serviços de saúde, em especial na Atenção Primária. O Ministério da Saúde recomenda que seja realizada a avaliação de consumo alimentar, a antropometria de indivíduos de todas as fases da vida (crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes) e o registro dos dados nos sistemas de informação da APS.


Fonte: - Autor(es): -