Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Experiências do SUS no combate à covid-19 são homenageadas pela Opas e Ministério da Saúde

Data de publicação: 16/07/2021


Diversos projetos inovadores apresentaram propostas de melhoria para a anteção primária à saúde


Profissionais da saúde que atuam no primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde, foram homenageados pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e pelo Ministério da Saúde por inovarem no combate à covid-19. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (16), de forma virtual, e reuniu 19 autores das experiências de excelência selecionadas pela iniciativa APSForte no SUS, no combate à pandemia de covid-19. Ao todo, foram inscritas 1.731 experiências; dessas, 1.471 foram aprovadas e 261 receberam menção honrosa pelas atividades executadas (confira aqui).

Por vídeo, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou o esforço e o trabalho de cada uma das experiências que participaram da APSForte. “O reconhecimento desse trabalho é valoroso para cada profissional que lutou na ponta, para os pacientes e para a sociedade como um todo. O SUS é patrimônio de todos os brasileiros”, defendeu Queiroga.

“Os trabalhos desenvolvidos nos municípios brasileiros nos deram muito orgulho em atuar pela atenção primária no País”, ressaltou Raphael Câmara Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Para Rodrigo Lacerda, representante do Conasems, essas iniciativas demonstram a capilaridade e a capacidade do Sistema Único de Saúde para todos os brasileiros.

Foto: Walterson Rosa / MS

Já para Socorro Gross, representante da Opas no Brasil, os trabalhos reconhecidos servem de referência para outros municípios e são verdadeiramente um laboratório de inovação. “A saúde se constrói desde a comunidade. Por isso, vencer obstáculos, demonstrar inovação e manter a linha de cuidado e atendimento da atenção primária são muito importantes para um país tão grande como o Brasil”, ressaltou.

O diretor de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas/OMS, James Fitzgerald, ressaltou a importância da APS no enfrentamento da pandemia.  “A pandemia requer ações rápidas para sua mitigação. As experiências da APS Forte são importantes nesse sentido”, enfatizou.

Experiências de excelência

As 19 experiências de excelência estão divididas em cinco categorias temáticas, apenas para ilustrar um percurso em todas as ações que profissionais e gestores da APS de todo o Brasil realizam visando a uma APS Forte.


Fonte: - Autor(es): -