Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Ministério da Saúde anuncia reforço à Atenção Primária de Manaus

Data de publicação: 16/07/2021


Saps e Prefeitura assinaram termo que garante contratação de ACS e equipes de Saúde para capital manauara


As equipes de Saúde da Família têm papel estratégico no SUS. É com a atuação delas que se consolidam os processos de trabalho e a oferta de cuidado da atenção primária à saúde.

Para fortalecer os serviços em Manaus, o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, assinou, nesta quinta-feira (15), termo de compromisso junto à prefeitura da cidade que garante o reforço de 600 agentes comunitários de saúde (ACS) e 30 equipes de Saúde da Família para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A assinatura do termo ocorreu durante solenidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na ocasião, Raphael Câmara recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus por sua atuação no combate à segunda onda de casos de covid-19, que atingiu o município no início de 2021.

O termo também contempla o credenciamento de duas unidades de saúde da família, garantindo o funcionamento em horário estendido até as 21h; uma equipe de avaliação e acompanhamento das medidas terapêuticas de transtorno mental e conflito com a lei; e uma autorização para que 87 equipes de Saúde da Família possam receber custeio por meio do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS).

O prefeito de Manaus, David Almeida, agradeceu a atenção dada pelo Ministério da Saúde (MS) a Manaus durante a segunda alta de novos casos registrados de covid-19 e a continuidade dessa parceria no início do ano. “Foram mais de 100 médicos enviados para reforçar os atendimentos. Vamos fazer a reforma de 68 UBS, construir mais 20 de porte 4, tudo isso em parceria com o Ministério da Saúde. Ações que vão garantir uma melhor condição da atenção primária à saúde da nossa cidade”, destacou Almeida.

Reconhecimento 
Homenageado do dia, Câmara revelou ter se surpreendido com os novos sistemas de atendimento implantados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele relembrou os 20 dias em que esteve em Manaus em janeiro e afirmou que o MS está comprometido no apoio à capital do Amazonas.

“Essa honraria foi pelo trabalho que o Ministério da Saúde fez em janeiro, tanto à época quanto agora. Tivemos muitas entregas naquele momento, talvez a principal tenha sido os 108 médicos que estão sendo pagos integralmente pelo MS até fevereiro de 2022, o que permite com que todas as UBS de Manaus estejam abertas e atendendo de forma plena”, destaca.

Raphael ainda rememorou o período em que a equipe ficou baseada na capital Manauara. “Eu e minha equipe viemos para apoiar a gestão a encontrar soluções efetivas para o enfrentamento da pandemia. Cheguei aqui apenas com uma peça de roupa,  sem saber quantos dias ficaria. Mesmo com tudo o que passamos, sabemos que terão frutos bons para serem colhidos por muito tempo. O que a gente puder fazer como Ministério da Saúde, a gente vai fazer por Manaus”, finalizou o secretário.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, e a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Para conferir o evento na íntegra, clique no vídeo.


Fonte: - Autor(es): -