Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Secretaria de Atenção Primária à Saúde lança novo boletim

Data de publicação: 10/06/2021


A primeira edição do Boletim apresenta ações prioritárias do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde


A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) lançou no mês de junho a primeira edição do seu boletim, dedicado a apresentar subsídios para apoiar a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios e facilitar o acesso à informação aos gestores municipais. 

Em sua estreia, o Boletim da Saps informa ações prioritárias do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (Depros), com abordagem sobre programas como Saúde na Escola, Bolsa Família, Alimentação e Nutrição, Promoção da Atividade Física e Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. 

No tópico Saúde na Escola, podem ser encontrados assuntos relacionados ao financiamento das ações de alimentação e Nutrição, estruturação da vigilância alimentar e nutricional e orientações para adesão ao Programa Crescer Saudável e Promoção da Alimentação Saudável.

Dentro do Programa Bolsa Família, por exemplo, é destacado o acompanhamento das condições das famílias beneficiárias, pelas equipes de saúde da APS, 

Já a Promoção da Atividade Física dá enfase ao Programa Academia da Saúde (PAS), seus mecanismos de financiamento. O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021, é outro importante conteúdo divulgado pelo periódico da pasta. 

Por fim, o Boletim traz, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decorrente da pandemia do novo coronavírus, a 'Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas'. As iniciativas nessa temática contam com incentivo financeiro para fortalecer o atendimento a pessoas com obesidade, diabetes mellitus ou hipertensão arterial sistêmica no âmbito da Atenção Primária à Saúde, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para conferir a edição número 1 clique aqui


Fonte: - Autor(es): -