Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Atenção, gestor! Confira Portaria sobre o Sisab 2021

Data de publicação: 01/02/2021


Documento institui prazos para gestores municipais e do Distrito Federal enviarem suas produções ao Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab)


O envio de produção, ou do trabalho realizado pelas as equipes de APS, qualifica a gestão da informação em saúde e o processo de trabalho das equipes. Por isso, foi publicada, na sexta-feira (29/1), a Portaria nº4, de 28 de janeiro de 2021/Saps/MS, que institui os prazos para gestores municipais e do Distrito Federal enviarem suas produções ao Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab).

O envio dos dados deve ser realizado mensalmente, observando as datas-limite para cada mês, ou seja, até o décimo dia útil do mês subsequente à competência de produção. Se a data final de envio dos dados ao Sisab corresponder a finais de semana ou feriados nacionais, será considerada como data-limite o primeiro dia útil seguinte. A tabela abaixo traz uma amostra das datas de emissão das informações:

 
Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab)
O Sisab integra a estratégia do Departamento de Saúde da Família (Desf/Saps/MS), denominada e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS). Com recebimento mensal de cerca de 80 milhões de registros, o projeto propõe o incremento da gestão da informação, a automação dos processos, a melhoria das condições de infraestrutura e o aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Com base no Sisab, é possível obter informações da situação sanitária e de saúde da população do território por meio de relatórios de saúde, bem como  relatórios de indicadores de saúde por estado, município, região de saúde e equipe.


Fonte: - Autor(es): -