Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Ministério da Saúde quer ouvir a população sobre a qualificação da Promoção da Saúde

Data de publicação: 18/01/2021


Consulta pública é aberta nesta segunda (18) com o objetivo de definir recomendações da Política Nacional de Promoção da Saúde na APS


                    Ilustração com pessoas em frente a um monitor de computador, com o símbolo do SUS


O Ministério da Saúde (MS) realiza, de 18 a 27 de janeiro, consulta pública que pretende definir recomendações para a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). 

Por dez dias, a população poderá opinar sobre uma série de recomendações publicadas no Portal da Saúde. O documento base contém 104 indicações de melhorias, divididas em 4 categorias prioritárias: Equipe Atenção Primária à Saúde (EE); Equipe Atenção Primária à Saúde + Gestão da Atenção Primária à Saúde (EG); Gestão da Atenção Primária à Saúde (GG); Comitê Gestor Intersetorial (CG); Comitê Gestor Intersetorial + Gestão da Atenção Primária à Saúde(CGGG).

Cada ação indicada no documento, sobre o qual a população pode opinar, foi elaborada por um time de especialistas de todas as partes do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). São pesquisadores, professores, gestores e trabalhadores da saúde - incluindo técnicos do MS - envolvidos em pesquisas e estudos da Atenção Primária à Saúde.
 
Clique aqui para participar da Consulta Pública APS
 
Qualquer um pode ajudar a fortalecer a Atenção Primária em Saúde

A iniciativa do MS é considerada abrangente, pois, além de propor fundamentos para fortalecer a Promoção da Saúde no Brasil, convida a população a participar do processo de consolidação dessas recomendações, como forma de ajudar a fortalecer a APS.
“Após o resultado da consulta pública, as sugestões serão avaliadas e poderão ser agregadas ao documento contendo as recomendações para a operacionalização e implementação da Política. Estas recomendações auxiliarão as equipes e os gestores da Atenção Primária, bem como os diversos setores envolvidos, a estruturarem e implementarem ações de promoção da saúde para a população, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, conta Raphael Câmara Medeiros Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde do MS.

Promoção da Saúde

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio, com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. Pode saber mais, aqui.

Metodologia

O método DELPHI utilizado na elaboração das recomendações, foi aplicado via internet e tem enfoque qualitativo e quantitativo. A metodologia, que se divide em várias etapas, se baseia na extração de conhecimento de especialistas, gestores e profissionais que atuam com determinada temática, e reune sugestões de melhorias de ação futura, por meio de um consenso.

 

 

Por Nucom SAPS
 


Fonte: - Autor(es): -