Curvas de Crescimento da Organização Mundial da Saúde - OMS
As curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, independente da origem étnica, situação socioeconômica ou tipo de alimentação. Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição da criança podem ser detectadas e encaminhadas precocemente.
As curvas da OMS adaptam-se bem ao padrão de crescimento das crianças e adolescentes e aos pontos de corte de sobrepeso e obesidade recomendados para os adultos. Dessa forma, a referência da OMS preenche a lacuna antes existente nas curvas de crescimento e correspondem à referência adequada para a avaliação nutricional das crianças e adolescentes do nascimento aos 19 anos, razão esta que fez este Ministério adotar essa referência para o Brasil.
Mais informações sobre as curvas de crescimento podem ser obtidas no site da OMS:
Curvas da OMS (2006) - 0 a 5 anos:
http://www.who.int/childgrowth/en/
Curvas da OMS (2007) - 5 a 19 anos:
http://www.who.int/growthref/en/
As curvas de crescimento nas cadernetas da criança e do adolescente
As cadernetas da criança e do adolescente contêm as curvas para a avaliação do crescimento, de acordo com a faixa etária e o sexo, o que as tornam importantes instrumentos para orientar o monitoramento do estado nutricional.
Essas cadernetas apresentam também conteúdos informativos para o adolescente e para a família da criança e todos têm direito de receber a sua. Mais informações sobre a caderneta da criança podem ser obtidas pelo endereço eletrônico
crianca@saude.gov.br e sobre a caderneta do adolescente por
adolescente@saude.gov.br.
Gráficos das Curvas da OMS em português
Quadro com os valores dos gráficos segundo as referências da OMS de 2006 e 2007 no arquivo (considere-se 1 para sexo masculino e 2 para sexo feminino).