Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Estratégia de Saúde Cardiovascular APS – ECV



Estratégia de Saúde Cardiovascular na APS - ECV

Diante dos desafios para o controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e dos seus fatores de risco no País, o Ministério da Saúde instituiu a Estratégia de Saúde Cardiovascular (ECV) na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Portaria GM/MS nº 3.008, de 4 de novembro de 2020.

Estudos sugerem que as DCNT são responsáveis por cerca de 70% das mortes do mundo. No Brasil, as doenças cardiovasculares (DCV) se destacam entre as DCNT, uma vez que representam a mais recorrente causa de morte em território nacional. No mundo, as DCV constituem importantes causas de incapacidade e perda de anos de vida, com significativo impacto social e econômico, assim como no bem-estar da população.

Entre os óbitos de brasileiros por DCNT, as causas cardiovasculares respondem por cerca de 30%, tendo como principais fatores de riscos:
  • Hipertensão arterial
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Inatividade física
  • Alimentação inadequada
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Idade > 60 anos

Objetivo da ECV?

A Estratégia de Saúde Cardiovascular conta com um Instrutivo para profissionais e gestores de saúde na APS para promover e qualificar ações de prevenção, controle e atenção integral às pessoas com DCV e seus fatores de risco no âmbito da APS, orientada a partir de dois objetivos:

  1. qualificar a atenção integral às pessoas com condições consideradas fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) na APS;
  2. dar suporte ao desenvolvimento de ações para prevenção e controle das condições consideradas fatores de risco para DCV no âmbito da APS, com ênfase para os casos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM).

Conheça publicações relacionadas à ECV:

Instrutivo para profissionais e gestores da Estratégia de Saúde Cardiovascular na APS
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o tabagismo
Protocolo de Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Diabetes Mellitus (PCDT)Tipo I
Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para diabetes Mellitus Tipo II
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para dislipidemias
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para sobrepeso e obesidade em adultos
Guia Alimentar para População Brasileira
Manual de Alimentação Cardioprotetora
Guia de Atividade Física para População Brasileira

Aprimorar a assistência, promover a prevenção

A saúde cardiovascular conta com materiais orientativos, disponibilizados de forma interativa pela plataforma Linhas de Cuidado. O conteúdo técnico sobre acidente vascular cerebral (AVC) está entre os primeiros disponibilizados pela plataforma, que mantém acessível levantamento de dados sobre protocolos, diretrizes e normas técnicas relacionadas ao tema.

Confira os materiais da ECV disponíveis na plataforma Linhas de Cuidados:
Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Adulto
Diabetes Mellitus tipo 2 (Primeira Versão)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto
Obesidade no Adulto
Transtornos por Uso de Álcool no Adulto
Linhas de Cuidado para o Tabagismo

O projeto Linhas de Cuidado é liderado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), em parceria com o Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS). A iniciativa pretende promover a integração de ações e serviços de saúde, desde a Unidade Básica de Saúde (UBS) até os serviços especializados, com propósito de cumprir o papel de cuidar do paciente e de suas necessidades. A ideia é, com base em orientações técnicas, facilitar fluxos de atendimento no SUS, subsidiando profissionais de saúde, gestores e cidadãos quanto à identificação de agravos e onde buscar atendimento.