Nos últimos anos, outros micronutrientes passaram a ser relatados como determinantes da anemia em crianças e evidências mostram que a prevenção e o controle da anemia nutricional em algumas populações requerem o uso de suplemento com vários micronutrientes (FISHMAN, CHRISTIAN, WEST; 2000). Adicionalmente, uma série de estudos mostra a melhor efetividade do uso de vitaminas e minerais ao invés do ferro isolado.
A seguir, foram citadas algumas alegações quanto ao papel de outros micronutrientes no desenvolvimento da anemia.
- Intervenções com múltiplos micronutrientes resultam em pequena, porém, significativa melhora na estatura ou peso, na hemoglobina, no zinco sérico, no retinol sérico e nos escores de desenvolvimento motor de crianças submetidas a tais intervenções.
- É fato bem conhecido que a vitamina A (retinol) é mobilizada a partir do fígado por uma enzima ferrodependente. Recentemente, estudos experimentais sugeriram que, em casos de deficiência de ferro, a vitamina A fica retida no fígado e, portanto, pode se tornar menos acessível para outros tecidos e órgãos (FINBERG, 2008). As intervenções sugeridas pela série citada abordam o uso da fortificação caseira como alternativa inovadora à suplementação com ferro, a biofortificação de alimentos, a remoção de fitatos das plantas e novos métodos de fortificação que reduzem o risco do excesso da ingestão do micronutriente e mantêm a biodisponibilidade (ENGLE et al., 2007). Além disto, a importância da suplementação de vitamina A de forma concomitante ao ferro facilita a mobilização do ferro do tecido hepático para a medula óssea; melhora a eritropoiese, provavelmente por regular a produção de eritropoetina e prolongar a longevidade das células vermelhas; reduz a fixação do ferro no tecido, minimizando assim, a gravidade de infecções e facilita a absorção do ferro (WEST et al., 2007).
- A dieta deficiente em cobre e defeitos genéticos no seu metabolismo pode resultar em efeitos no metabolismo do ferro e na resistência das células vermelhas para o estresse oxidativo e, portanto, contribuem para a ocorrência de anemia. Por outro lado, o excesso de cobre causa anemia e induz a hemólise.
- A deficiência de zinco também pode contribuir para a ocorrência de anemia, pois altera a eritropoiese (processo de produção de eritrócitos) na medula óssea ou diminui a resistência das hemácias ao estresse oxidativo. Dose altas de suplementação com zinco interferem na absorção do cobre e do ferro, podendo também interferir na mobilização do ferro e prejudicar a resposta imune.
- Assim, tanto a deficiência de cobre como a de zinco estão associadas com o comprometimento do sistema imune e assim, aumentam o risco de anemia secundária à infecção. Porém, a relevância potencial para a saúde pública do zinco e as interações com o cobre e o ferro permanecem indefinidas (OLIVARES; HERTRAMPF; UAUY, 2007).
- Alguns estudos evidenciaram a importância de vitaminas do complexo B, como a riboflavina, e a piridoxina na suplementação conjunta ao ferro para a prevenção da anemia (SCOTT, 2007).
As referências de alguns estudos encontram-se abaixo.
• FISHMAN, S. M.; CHRISTIAN, P.; WEST, K. P. The role of vitamins in the prevention and control of anaemia. Public Health Nutrition, Cambridge, v. 3, n. 2, p. 125-150, 2000.
• FINBERG, K. E. et al. Mutations in TMPRSS6 cause iron-refractory iron deficiency anemia (IRIDA). Nature Genetics, New York, v. 40, p. 569-571, 2008.
• ENGLE, P. L. et al. International Child Development Steering Group. Strategies to avoid the loss of developmental potential in more than 200 million children in the developing world. The Lancet, Oxford, v. 369, n. 9557, p. 229-242, 2007.
• WEST, J. R. et al. Vitamin A in nutritional anemia. In: KRAEMER, K.; ZIMMERMANN, M. B. (Ed.). Nutritional Anemia. Switzerland: Sight and Life Press, 2007. p. 133-153.
• OLIVARES, M.; HERTRAMPF, E.; UAUY, R. Copper and zinc interations in anemia: a public health perspective. In: KRAEMER, K.; ZIMMERMANN, M. B. (Ed.). Nutritional Anemia. Switzerland: Sight and Life Press, 2007. p. 99-109.
• SCOTT, J. M. Nutritional anemia: B-vitamins. In: KRAEMER, K.; ZIMMERMANN, M. B. Nutritional Anemia. Switzerland: Sight and Life Press, 2007.