Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Mais Médicos: projeto conta com 1.954 médicos reincorporados

Data de publicação: 10/09/2020


Terceira chamada tem 90% das vagas preenchidas e faz parte do conjunto de ações para o enfrentamento da Covid-19


O 20º Ciclo do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) garantiu, em três chamadas, a reincorporação de 1.954 médicos oriundos da cooperação internacional com Cuba, atendendo ao art. 23-A da Lei nº 12.871/2013. Esses médicos atuarão nas unidades de saúde para garantir o atendimento à população em municípios dos mais diversos perfis, distribuídos em todas as regiões do País.

Na 3ª chamada, encerrada na primeira semana de setembro, o Ministério da Saúde ofertou 1.079. Dessas, 986 foram confirmadas pelos municípios e 943 foram ocupadas efetivamente, o que representa quase 90% das vagas inicialmente ofertadas. Os profissionais atuam em diversos municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) contemplados no respectivo edital.

Assim, 226 profissionais foram distribuídos em capitais e regiões metropolitanas, o que corresponde a cerca de 24% das vagas ocupadas. Destacam-se também os municípios que apresentam extrema pobreza, com 24,8% das vagas ocupadas. Confira o relatório da 3ª chamada do 20º ciclo.

Atuação

O projeto é responsável atualmente pelo provimento de 16.729 profissionais médicos voltados para o cumprimento do desafio diário de atender a cerca de 80% dos problemas de saúde mais comuns da população e, mais recentemente, à incidência crescente dos casos de Covid-19. Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, a Secretaria de Atenção Primária (Saps) vem alocando médicos nos grandes centros urbanos que têm sido, em face de suas características de alta circulação de pessoas, palco do crescimento exponencial de casos suspeitos e confirmados de infectados pela Covid-19 no País, confirmando seu compromisso em dar prioridade às ações para a contenção da doença.

Leia também

Mais Médicos Edital nº 9: confira o resultado da 1ª chamada

Projeto Mais Médicos reincorpora 1.012 profissionais cubanos


Fonte: - Autor(es): -