Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Estão abertas as inscrições para os cursos sobre assistência farmacêutica na APS 

Data de publicação: 26/06/2020


Gestores e trabalhadores da atenção primária nos municípios poderão se matricular até a primeira semana de julho


Estão abertas duas novas capacitações em Gestão do Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária à Saúde. São cerca de 2.400 vagas que têm como público-alvo profissionais da gestão e dos serviços da APS nos municípios. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas até a primeira quinzena de julho de 2020. 

Os cursos são: “Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização à prática nos serviços”, para os públicos de nível médio e superior, e “Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico”, voltado para graduados em nível superior. 

As ofertas de qualificação, cujo objetivo é instrumentalizar a gestão do cuidado farmacêutico e propiciar a implantação e desenvolvimento dos serviços de cuidado farmacêutico na APS, serão na modalidade on-line, possuem carga horária entre 50 e 120 horas, e prazo de término para o fim do ano. 

Qualificação
O curso Assistência Farmacêutica na Gestão Municipal: da instrumentalização à prática nos serviços, para níveis médio e superior, vai capacitar e instrumentalizar profissionais visando à qualificação dos serviços técnicos-gerenciais (seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos e insumos) da Assistência Farmacêutica na Rede de Atenção à Saúde e à integração entre cuidado em saúde e organização dos serviços farmacêuticos para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Já o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: aplicação do método clínico fornecerá fundamentos teóricos e práticos para que os profissionais farmacêuticos da APS possam desenvolver o processo de raciocínio clínico por meio de um método utilizado no cuidado farmacêutico, voltado à identificação de problemas relacionados à farmacoterapia, e que pode auxiliar no enfrentamento da Covid-19.

A ação, parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), é uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde (MS).

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do e-mail: cursoatencaobasica@haoc.com.br
 


Fonte: - Autor(es): -