Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Coronavírus: Saps faz recomendações sobre atendimentos odontológicos

Data de publicação: 24/03/2020


Nota Técnica trata da organização de trabalho dos profissionais de saúde bucal na APS em tempos de pandemia 


Considerando o cenário emergencial em saúde pública de importância internacional decorrente da epidemia Covid-19 (Coronavírus), a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) produziu documento para orientar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre como devem ser realizados os atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde. 

Tais medidas preventivas foram pensadas para evitar a propagação do vírus e, assim, diminuir o número de pessoas acometidas. Clique aqui para ler o documento completo.

Em Nota Técnica, o Ministério da Saúde aconselha a suspensão dos atendimentos eletivos odontológicos e a manutenção dos atendimentos de urgência. O material recomenda ainda a articulação entre profissionais para triagem e classificação das pessoas atendidas, bem como o uso adequado de equipamentos e insumos. 

Produzido pela Coordenação Geral de Saúde Bucal do MS, o texto reforça que "profissionais de saúde devem estar organizados e trabalhar em sintonia desde o acolhimento e triagem clínica até a avaliação de sintomas e definição de casos, para que os usuários não sejam desassistidos e sofram quaisquer riscos inerentes ao novo Coronavírus. Além disso, deve-se atentar para os processos de desinfecção, esterilização e limpeza dos instrumentais, equipamentos e ambientes". 
 

Consulte os materiais de apoio construídos para os profissionais de saúde e gestores da Atenção Primária


 


Fonte: - Autor(es): -