facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Promoção da Saúde é destaque durante encontro estadual no Norte de Minas

Data de publicação: 28/08/2019


Com mais de 100 inscritos, oficina foi a mais procurada pelos participantes do evento


Dentre as três oficinas ofertadas no segundo dia do 3º Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária de Minas Gerais, sediada em Montes Claros, a de Promoção da Promoção da Saúde na Atenção Primária foi a mais procura pelos gestores e profissionais de saúde que participaram do evento.

Para a diretora do Departamento de Promoção da Saúde (Depros/Saps/MS), Lívia Faller, o momento foi marcante. “O nosso departamento é novo dentro da Secretaria de Atenção Primária. Muitos gestores ainda não tinham conhecimento da existência da secretaria. Foi gratificante poder falar dessa nova estrutura”, ponderou.

Com falas pontuais em evidencias cientificas, Lívia explicou que os trabalhos da Saps estão sendo planejados a partir desses estudos. Ainda na mesma oficina, o coordenador de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais (Cgprofi/Saps/MS), Lucas Matturro, apresentou experiências exitosas para falar do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Programa Academia da Saúde (PAS).

A oficina também contou com a participação da coordenadora de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo, Claudia Puerari, que falou sobre a Rede de Atenção para Crônicas.

Lívia afirmou que a participação dos gestores foi essencial para os planos de atividades do departamento. “O tema tem que estar cada vez mais presente nos encontros estaduais. Observamos que a temática será uma demanda crescente, porque agora que temos o Departamento de Promoção da Saúde”.

As oficinas de Saúde Bucal no contexto da Atenção Primária e a de Infraestrutura aconteceram simultaneamente. Ao todo, as três oficinas somaram 250 participantes. O evento encerrou com a exposição dialogada Estratégia e-SUS AB.
 


Fonte: - Autor(es): -