Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Brasileiros formados em medicina no exterior são recepcionados pelo Ministério da Saúde para avaliação

Data de publicação: 28/08/2019


Módulo de Acolhimento e Avaliação é etapa pela qual candidatos deverão passar para ingressarem no Programa Mais Médicos pelo Brasil


 

 

Na última segunda-feira (26), foi realizada a abertura do 27º Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). O módulo consiste no primeiro momento formativo de profissionais brasileiros formados no exterior e tem como objetivo integrá-los para atuação generalista na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme previsto na Lei 12.871/2013, os candidatos deverão ser aprovados no MAAv para ingressarem na estrutura educacional do PMMB. Os 481 profissionais selecionados estiveram presentes para o início do módulo, conforme lista publicada em http://maismedicos.gov.br/resultados.

A abertura foi realizada pelo Diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), Lucas Wollmann, que apresentou os desafios da atenção primária e as perspectivas de atuação dos profissionais nos municípios.

Em seguida, o coordenador-geral de Provisão de Profissionais para Atenção Primária (CGProp/Saps/MS), Alexandre Mendonça, falou sobre a criação de secretária específica voltada para a Atenção Primaria no MS e destacou a necessária dedicação dos presentes às aulas ministradas e a importância da ética profissional durante o exercício das atividades.

“Esse momento é muito importante para que os novos profissionais revisitem conteúdos que serão a base do seu dia a dia, formem e fortaleçam uma rede profissional de colaboração mútua”, afirmou o coordenador-geral “A ocasião também marca o início de nova etapa desse processo seletivo, que envolveu diversas unidades administrativas e muito esforço e dedicação por parte da Coordenação”, finalizou.

Também estiveram presentes representantes do Ministério da Educação, como a coordenadora-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde/DDES/SESu/MEC, Lucia Christina Iochida, e a técnica Doriane Périco, que divulgou o cronograma de atividades e provas, falou sobre o local de encontro de materiais de estudo, além de apresentar o corpo docente.

Veja as fotos aqui.


Fonte: - Autor(es): -