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Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Prontuário Eletrônico do Cidadão chega a versão 3.2

Data de publicação: 05/08/2019


Além de novas funcionalidades, a atualização do sistema será indispensável para o monitoramento do Programa Saúde na Hora


Já está disponível a versão 3.2 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da Estratégia e-SUS AB. A atualização traz diversas melhorias que auxiliam ainda mais a organizar o processo de trabalho das equipes de saúde, como a unificação de cadastros dos cidadãos duplicados, além de gerar informações importantes para a gestão da Atenção Primária, tanto no âmbito municipal quanto federal.

A nova versão envia o horário de atendimentos feitos nas unidades de saúde para base nacional. Essa novidade vai ser usada para monitoramento do Saúde na Hora, por isso os municípios que aderiram ao Programa devem utilizar a última versão do PEC. Outra melhoria otimiza a busca do usuário no sistema, pois unifica automaticamente cadastros de cidadãos duplicados.

Outra novidade está relacionada com a qualificação do registro no cuidado com a criança e o idoso. Na versão atualizada do sistema, é possível avaliar o desenvolvimento da criança em atendimentos de Puericultura. Já no campo de avaliação do idoso, o profissional consegue analisar o índice de massa corporal e perímetro da panturrilha. A nova do versão do PEC ainda permite a inclusão de registros de vacinas anteriores no módulo de acompanhamento. Com a caderneta de vacinação física devidamente preenchida, o profissional de saúde consegue inserir todo o histórico vacinal do cidadão no prontuário eletrônico.

Acesse a atualização: bit.ly/DownloadPEC

Melhorias da versão 3.2

  • Funcionalidade de unificação de cadastros de cidadãos: cadastros duplicados podem ser unificados;
  • Inclusão do histórico de unificação de cadastros: o sistema apresenta relatório dos cadastros que foram unificados. Essa funcionalidade está disponível por meio do módulo de cidadãos;
  • Atualização do SIGTAP: o sistema usa a competência fevereiro de 2019 da tabela de procedimentos do Ministério da Saúde;
  • Adequação do sistema a Política Nacional de Saúde Integral LGBT no cadastro do cidadão: quando for preenchida a identidade de gênero, todos os procedimentos de ambos os sexos estarão disponíveis;
  • Módulo de registro tardio de atendimento: permite ao profissional o registro de atendimentos que não puderam ser registrados no momento em que ocorreram, como os atendimentos fora da unidade de saúde ou por alguma indisponibilidade do sistema;
  • Reorganização do registro de procedimentos no atendimento individual para procedimentos clínicos e procedimentos administrativos: foi criado um novo campo para registro dos procedimentos clínicos no Plano, enquanto os procedimentos administrativos permanecem sendo registrados no Finalizar Atendimento;
  • Otimizações na funcionalidade de atendimento: o desempenho do sistema ficou melhor;
  • Inclusão da geração de notificações compulsórias do Sistema de Informação de Notificação de Agravos Notificáveis (SINAN): ao Finalizar Atendimento, o sistema gera a ficha de casos suspeitos que devem ser acompanhados;
  • Inclusão do módulo de avaliação do desenvolvimento da criança em atendimentos de Puericultura: permite registrar as alterações fenotípicas e fatores de risco no desenvolvimento da criança, bem como inserir os marcos de desenvolvimento até os seis anos;
  • Observar o desenvolvimento da criança no módulo de Acompanhamento do cuidado à criança: no prontuário é possível acompanhar os marcos de desenvolvimento da criança;
  • Inclusão do módulo de acompanhamento do idoso: o profissional de saúde consegue avaliar o índice de massa corporal e perímetro da panturrilha;
  • Inclusão da funcionalidade de registros anteriores de vacinação no acompanhamento vacinal;
  • Melhorias estruturais nos relatórios: o reprocessamento dos dados ocorrerá automaticamente no primeiro ciclo após a atualização dos dados;
  • Inclusão da Série Histórica nos Relatórios de Produção: o gestor e o profissional poderá extrair relatórios determinando uma ou mais competências;
  • Apresentação das informações de cidadãos ativos e os que saíram do território no grupo “Dados gerais do Relatório Consolidado de Cadastro Individual”. Nos demais grupos são contabilizados somente dados referentes aos cidadãos ativos;
  • Inclusão da inativação de lotes de imunobiológicos: a partir da tela de cadastro das vacinas e soros, deixando-os indisponíveis para seleção no registro de vacinação;
  • Listagem de resultados de exames: permite inclusão de filtros e ordenação por data de solicitação;
  • Inclusão do endereço do cidadão nas impressões de solicitações de exames comuns e de alto custo;
  • Atualização da base de endereços do território nacional;
  • Transmissão dos horários de início e fim dos atendimentos realizados no PEC para a base nacional;
  • Unificação de logradouros no aplicativo e-SUS AB Território: o agente de saúde consegue unificar as ruas que antes apareciam duplicadas, mas com nomes diferentes;
  • Correção de cenários que impediam o processamento dos relatórios devido à integração com sistemas terceiros;
  • Alteração estrutural do relatório operacional de cadastro domiciliar para apresentação da família somente na microárea atual do domicílio;
  • Alteração estrutural do relatório operacional de inconsistência para que o cadastro individual seja apresentado somente enquanto este não for atualizado com mudança de território;
  • Correção - Exames avaliados no atendimento PEC não estavam sendo impressos;
  • Possibilidade de seleção de lotações do tipo coordenação no cabeçalho das fichas do CDS;
  • Inclusão de permissão de registro de fichas de atividade coletiva para o perfil Coordenador da UBS (depende de importação do CNES);
  • Inclusão do grupo "Coordenador da UBS" no filtro de "Categoria profissional" dos relatórios de produção;
  • Correção de cenário que impossibilitava a transmissão de dados.

 

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