Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

XVI Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição

Data de publicação: 24/06/2019


PNAN, promoção da saúde na Atenção Primária, PBF na saúde, programas de micronutrientes, pesquisas científicas, foram alguns dos temas tratados


Coordenadores, gestores e referências para as ações de alimentação e nutrição nos estados e municípios participaram, nos dias 11, 12 e 13 de Junho, do XVI Encontro Nacional da Rede de Alimentação e Nutrição, realizado na Organização Pan Americana de Saúde, em Brasília.

O encontro, uma iniciativa da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS) do Ministério da Saúde, teve o objetivo de discutir temas relacionados à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), promoção da saúde na Atenção Primária, condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, programas de micronutrientes, pesquisas científicas, gestão das ações em âmbito estadual e municipal, organização das medidas de prevenção e controle do excesso de peso e obesidade e ações de promoção de ambientes saudáveis.

De acordo com a coordenadora da CGAN, o evento é uma oportunidade para fortalecer o trabalho intersetorial que as agendas necessitam, subsidiando o debate dos gestores com o que vem sendo discutido nacional e internacionalmente no que se refere aos temas de Alimentação e Nutrição. “O Ministério da Saúde tem apoiado e investido recursos financeiros em diversas estratégias que busquem promover alimentação saudável e adequada, tanto no âmbito da saúde pública quanto na sociedade”, afirmou durante a abertura do evento.

Participaram também da mesa de abertura a representante da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Caroline Martins, e a Consultora Nacional de Nutrição da Organização Pan-Americana de Saúde, Aline Medeiros.

PNAN - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) faz parte do conjunto de esforços governamentais para proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação por meio de um conjunto de políticas públicas. Sua implementação cabe aos gestores do SUS, nas esferas federal, estadual, distrital e municipal por meio da viabilização de parcerias e da articulação interinstitucional necessária para fortalecer a convergência dela com o Plano Nacional de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Apresentações 

Encaminhamentos do Seminário Marco Zero Estados

Programa Bolsa Família

Rede Colaborativa

Prioridades da PNAN

Edital CNPq Obesidade

Fortalecimento Atenção Primária

Suplementação com Micronutrientes

Experiência Limoeiro/PE

Avanço excesso de peso infantil

Experiência Pomerode

Projeto Alecrim

Ações de promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável nas escolas de educação básica das redes públicas e privadas_MG

Alimentação Cardioprotetora

Prevenção e controle da obesidade no PSE

Organização Linha de Cuidado Obesidade Região Norte Fluminense

Cirurgia Bariátrica como Politica Pública de Saúde

Crescer saudável no âmbito do PSE


Fonte: - Autor(es): -