facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Tocantins recebe primeiro Encontro Estadual realizado após criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Data de publicação: 14/06/2019


Evento aconteceu em Palmas e reuniu representantes do Ministério da Saúde, do estado e de municípios com objetivo de fortalecimento da APS local.


 

 

Foi realizado em Tocantins, nos dias 11 e 12 de junho, o primeiro Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária (EEFAP) após reestruturação do Ministério da Saúde (MS). Ela acontece a partir da publicação do Decreto nº 9.795 de 17 de maio de 2019, que cria a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), fortalecendo institucionalmente a Atenção primária à Saúde.

O evento contou com aproximadamente 250 participantes de 89 municípios, reunidos com o objetivo de construir uma agenda conjunta do governo federal com os estados e municípios.

“Estamos aqui com a equipe técnica do MS em um esforço de chegar um pouco mais aos municípios, sendo ‘menos Brasília e mais Brasil’. Queremos escutar as realidades locais e discutir juntos acerca das peculiaridades de cada município, na perspectiva de fortalecimento da APS”, pontuou durante o evento a Diretora de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do MS, Caroline Martins José dos Santos.

Segundo o Tecnologista em Gestão de Políticas Públicas em Saúde Andrey Lemos, o encontro em Tocantins foi positivo e é resultado de antigo anseio das gestões estadual e municipais do SUS pelo diálogo interfederativo.

“Trabalhadores se deslocaram de grandes distâncias para participar do encontro e o fizeram efetivamente, levando provocações e pensando em como construir processos de trabalho para garantir a integralidade do cuidado e o fortalecimento das ações que já existem, as incorporando com as novas ofertas que o Ministério apresenta, como o programa Saúde na Hora”, destacou Lemos.

De acordo com a Diretora de Atenção Primária do Estado de Saúde de Tocantins, Laudecy Alves do Carmo Soares, a aproximação do Ministério da Saúde com Estados e Municípios se faz estratégica. “Não acredito em um SUS onde os três entes não se conversam. Ficamos muito ansiosos com a proposta do encontro, que vem a calhar com nossa necessidade de aproximação com o MS. Ele traz pessoas como a gente, as quais temos que olhar no olho, para nos reconhecer e estreitar essas relações pelo fortalecimento da Atenção Primária”, acredita.

Entre os 250 participantes, estava o trabalhador da Unidade de Saúde Liberdade de Palmas, Januário Dias Oliveira. Segundo Januário, painéis do encontro o inspiraram a tratar de melhorias no processo de trabalho com sua equipe. “Eu já tinha participado de outros encontros em Palmas, mas esse, em especial, foi muito bom. Foi importante ver o Ministério da Saúde e todas essas pessoas dessas equipes juntas. Levo conhecimento e desejo de ver nossa Equipe de Saúde da Família se integrar com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), por exemplo”, colocou.

Encontros Estaduais

O objetivo dos encontros é construir uma agenda conjunta do Governo Federal com os estados e municípios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Primária acolhedora e resolutiva, e propondo estratégias de superação de forma tripartite.

A metodologia do encontro inclui palestras sobre a Política Nacional de Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, a estratégia e-SUS; os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB); equidade; o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ) e a integração da APS com a vigilância.

Agenda de Tocantins

Participaram do Encontro a diretora de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Caroline Martins José dos Santos; o Secretário de Estado de Saúde do Tocantins, Luiz Edgar Leão Tollini; a Diretora de Atenção Primária do Estado de Saúde, Laudecy Alves do Carmo Soares; o Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins, Mário Benício dos Santos; o coordenador Geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Tocantins, Relmivan Rodrigues Milhomen; o Secretário Municipal de Saúde de Palmas, Daniel Borini; a Secretária Municipal de Saúde de Sítio Novo, Maria das Dores Abreu Farias e a Superintendente de Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Juliana Veloso Ribeiro Pinto.

Veja as fotos aqui.

Tenha acesso às apresentações:


Integracao - APS/Vigilância
Importancia da APS
Cogestao - Apoio Institucional/Modalidades

Avaliação - Tocantins
Equidade no atendimento

 


Fonte: - Autor(es): -