Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Controle da obesidade é tema de seminário da Atenção Primária

Data de publicação: 31/05/2019


Evento reúne universidades e trabalhadores da Atenção Primária para qualificar o cuidado às pessoas com a doença


A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu, de 27 a 29 de maio, seminário sobre o controle e enfrentamento da obesidade no âmbito do SUS. O objetivo foi reunir universidades e trabalhadores da Atenção Primária pela qualificação das ações de prevenção e tratamento de pessoas com a doença.

O primeiro dia contou com mais de 60 participantes, entre eles, representantes de instituições universitárias de vinte e dois (22) estados brasileiros, que trabalharam a magnitude e complexidade do cenário da obesidade no país junto a gestores e profissionais de saúde da atenção primária.

“Levantamos grandes desafios em torno da pauta, como a intervenção precoce, e produzimos alinhamentos sobre como podemos contribuir para melhorar tanto o acesso quanto a resolutividade do cuidado de pessoas com obesidade. Foi um primeiro dia positivo e a expectativa é a de que, nos próximos dias, possamos sistematizar as contribuições das vinte e duas universidades para pensar em melhorias”, afirmou a técnica da Secretaria de Atenção Primária à Saúde Olívia Medeiros.

Na ocasião, representantes da Secretaria de Atenção Primária defenderam o tratamento precoce para que a pessoa com excesso de peso não adquira outras doenças que podem decorrer da obesidade, como a diabetes e a hipertensão. “Tais ações de promoção da saúde devem servir não apenas à perda de peso da pessoa, mas, principalmente, à mudanças de hábitos e uma maior qualidade de vida”, continua Medeiros.

Marco Zero

Evento é considerado “marco zero” de futuros encontros que tem por objetivo reunir universidades e trabalhadores da Atenção Primária pela qualificação das práticas de cuidado às pessoas com a doença.

O segundo dia contou com a apresentação da proposta de formação de gestores e profissionais de saúde para a organização das unidades de saúde para o cuidado da obesidade. Já no terceiro dia, houve espaço para aperfeiçoamento de instrumentos de diagnóstico de atenção à obesidade.

Veja as fotos:


Fonte: - Autor(es): -