facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Atenção Primária ganha destaque em evento da OMS

Data de publicação: 08/04/2019


Mesa sobre APS faz parte de programação especial do Dia Mundial da Saúde


Foto: CNS

A mesa “Atenção Primária Forte: estratégia essencial para a Saúde Universal e a sustentabilidade do SUS” teve destaque durante o lançamento da campanha “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, na última sexta-feira (5).
 
O momento aconteceu em contexto celebrativo do Dia Mundial da Saúde e foi coordenado pela jornalista da Folha de São Paulo especializada em saúde Cláudia Collucci, que questionou aos participantes da mesa quais os desafios e melhores estratégias para mudanças no sistema assistencial à saúde.

A representante da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Carla Pintas, apontou que a mudança no meio acadêmico de saúde é um bom caminho para o fortalecimento do SUS. “Com a inclusão da medicina de família e da comunidade na academia pudemos ver a formação de novos profissionais já nos moldes do SUS. Isso já é um grande avanço”.  

O representante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Daniel Knupp, também defendeu o fortalecimento da formação de toda a equipe multidisciplinar. “A sociedade tem uma proposta de transformar a residência de medicina de família e comunidade em um eixo forte para fortalecer a Atenção Primária e o SUS”, colocou.
 
O uso da telemedicina e da teleconsultoria também foi pauta. Na ocasião, Robert Janett destacou que a tecnologia tem sido uma grande aliada quando se trata de estratégia de mudança no sistema assistencial à saúde. “Não escondo a admiração que tenho pelo SUS, que é modelo para outros países. O Brasil deve empregar mais esforços na Atenção Primária à Saúde, e a tecnologia tem muito para contribuir, em especial na busca ativa”, justificou.
 
Também participaram da roda de conversa Erno Harzheim, do Ministério da Saúde e Claunara Schilling, da Rede de Pesquisas APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Veja as fotos aqui.

Saiba mais

DAB participa de lançamento de campanha no Dia Mundial da Saúde

Ministério da Saúde e OPAS lançam edital para premiar experiências exitosas em Atenção Primária à Saúde


Fonte: - Autor(es): -