facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB participa de lançamento de campanha no Dia Mundial da Saúde

Data de publicação: 08/04/2019


Destacando acesso e cobertura universal de saúde, campanha deste ano se concentra na Atenção Primária à Saúde, equidade e solidariedade


Foto: CNSFoto:CNS

Representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) participaram do lançamento da campanha “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, em data celebrativa do Dia Mundial da Saúde. O evento aconteceu na última sexta-feira (5), na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) de Brasília.

Integrando a mesa de abertura, o Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, reforçou junto aos presentes a importância da Atenção Primária para a gestão ministerial atual: “o foco do encontro é principalmente a Atenção Primária à Saúde e acho que não poderia deixar de ser, em momento de comemoração do Dia Mundial da Saúde. Não tenho dúvida de que temos condições de avançar muito nos próximos meses e anos se nos concentrarmos no fortalecimento dela”, afirmou.

Harzheim destacou, ainda, a criação da Secretaria Nacional de Atenção Primária no Ministério da Saúde e apontou algumas de suas principais diretrizes: o fortalecimento dos atributos essenciais da APS (acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado) e da equidade; fortalecimento da clínica; e ampliação do uso de evidências científicas para a tomada de decisão.

 “Sem boas equipes de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde a gente não consegue entregar para a população o que ela precisa. A aposta que fazemos é no avanço da Estratégia Saúde da Família, no fortalecimento da responsabilização dos profissionais pela saúde dos cidadãos, e, também, no fortalecimento da clínica para todos profissionais que trabalham na ESF ”, enfatizou.

Dia Mundial da Saúde

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir temas específicos que representam prioridades na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). O grande objetivo da campanha de 2019 é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal e os benefícios que isso pode trazer.
 
A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, retratando a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
 
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Veja fotos aqui.

Saiba mais

Atenção Primária ganha destaque em evento da OMS

Ministério da Saúde e OPAS lançam edital para premiar experiências exitosas em Atenção Primária à Saúde


Fonte: - Autor(es): -