facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Saúde na Escola muda realidade de crianças e famílias no DF

Data de publicação: 01/04/2019


Presença de profissionais da saúde no ambiente escolar promove qualidade de vida das crianças. A ação de imunização foi desenvolvida para os 627 educandos da escola


Na Escola Classe 42 de Taguatinga, o Programa Saúde na Escola (PSE) faz a diferença na vida dos alunos, dos pais e responsáveis, e dos professores. Uma das equipes Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Nº 7 de Taguatinga atua com ações ampliando-as também aos familiares das crianças.

Gerente da UBS há dois anos, Damaura Santiago, ressalta a importância de conhecer o território. “Depois de conhecer a comunidade e fazer os primeiros levantamentos e análises da busca ativa alcançamos 4 escolas cadastradas”. Ela também explica que foi percebida a necessidade de um contato mais frequente com os pais após a escola demandar diversas vezes a unidade de saúde para atender alguns alunos. “O nosso grupo é aberto a toda a escola e assim conseguimos realizar diversas ações, o que contribui para a busca ativa da equipe”, ressalta.

Sob olhares atentos e mãos inquietas pedindo espaço de fala, o enfermeiro da equipe, José Januário, explicou aos educandos a importância da imunização. “É um momento maravilhoso e que requer didática para melhor conhecê-los. O momento também requer atenção redobrada, pois na fala deles também conseguimos identificar possíveis ações a serem realizadas na comunidade escolar e no âmbito familiar”.

Encontro com familiares

A diretora da escola, Rejane Rocha, relata que é uma emoção muito grande poder ver ações do PSE. “Fui aluna dessa escola. Conheço bem essa comunidade e sei o quanto precisamos desse trabalho conjunto. A equipe Estratégia de Saúde da Família que atua aqui tem possibilitado que os pais e responsáveis sejam mais presentes na escola também”.

“A equipe de saúde da família vem na escola para planejarmos as ações conjuntas. Montamos reuniões com os pais e responsáveis para que possamos explicar a importância desse cuidado. Em seguida executamos a ação com nosso alunos, muitas vezes estendidas aos familiares. E os resultados têm sido avaliados pelos profissionais da UBS como muito positivos”, explicou Rejane contando que são trabalhadas periodicamente ações de promoção de saúde bucal.

A diretora da escola, pontua que é essencial que a saúde trabalhe junto à educação, principalmente na vida das comunidades mais carentes. “A gente consegue abordar a demanda de grande parte da comunidade nessas reuniões em grupo, tanto com os pequenos, quanto com os pais”.

Semana Saúde na Escola

A Semana Saúde na Escola 2019 trabalhará ações de imunização, uma das metas do Plano de 100 dias de Governo - fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal das vacinas pentavalente, poliomielite, pneumocócica, tríplice viral D1 e febre amarela. A ação acontece do dia 08 a 12 de abril.

 

Conheça o Caderno Temático Verificação da Situação Vacinal

Confira Calendário de Vacinação 2019


Fonte: - Autor(es): -