facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB apresenta e-SUS em evento europeu

Data de publicação: 22/03/2019


Delegação brasileira do MS participou da 3ª edição da Portugal eHealth Summit, maior conferência nacional sobre saúde e tecnologia


 

 

 

 

 

 

 

 

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) foi convidado para apresentar a estratégia brasileira e-SUS AB durante a 3ª edição da Portugal eHealth Summit, em Lisboa, entre os dias 19 e 22 de março.

Considerada a maior conferência nacional sobre saúde e tecnologia, o evento europeu reúne participantes em torno de temas como biotecnologia e as ciências da vida; robótica; inteligência artificial; privacidade e segurança; telessaúde, entre outros.

Na ocasião, os técnicos do DAB Ana Claudia Cielo e Igor de Carvalho Gomes falaram sobre os avanços e desafios para a prática segura do cuidado à saúde com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e sobre a transformação digital na Atenção Básica possibilitada com a estratégia e-SUS AB.

“O convite é fruto da cooperação entre os governos brasileiro e português, e, além de compartilhar a experiência brasileira, abrimos caminhos para que o Brasil traga de Portugal aprendizado importante com relação à interoperabilidade semântica e consiga adaptá-la ao sistema brasileiro”, afirmou a técnica Ana Claudia Cielo.

Também integrantes da delegação brasileira em Portugal, o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), Alberto Tomasi, e o coordenador da estratégia de saúde digital para o Brasil, Wilson Coelho, apresentaram a estratégia e-Saúde para o Brasil durante o evento.

Cooperação internacional

Tratativas entre Brasil e Portugal para utilização do Catálogo Português de Alergias e Reações Adversa (CPARA) e o Catálogo de Vacinas foram iniciadas durante atividade de cooperação internacional com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde de Portugal (SPMS).

A delegação brasileira fez ainda visita à Unidade de Saúde Familiar do distrito de Baixa para conhecer o sistema de saúde local, a receita e o prontuário eletrônicos utilizados no país.

Conheceu, ainda, os painéis de acompanhamento dos serviços e indicadores de saúde e apresentação do Telessaude, direcionado para atendimento aos cidadãos com o SNS 24 (Centro de Contato do Serviço Nacional de Saúde português).


Fonte: - Autor(es): -