facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB fecha ano com Oficina de avaliação e Planejamento

Data de publicação: 27/12/2018


Encontro permitiu reflexão sobre as ações da Atenção Básica e prospecções para 2019


 

O Departamento de Atenção Básica (DAB) realizou, no dia 14 de dezembro, a Oficina de Avaliação e Planejamento das Ações da Atenção Básica 2018-2019. O encontro aconteceu no Hotel Nacional e envolveu os profissionais do Departamento, que, na oportunidade, fizeram a avaliação e o planejamento anual das ações do DAB.

A oficina promoveu ainda a integração de seus trabalhadores, no âmbito dos diversos temas de trabalho abordados pelas políticas públicas de saúde. Nesse contexto, possibilitou a disseminação de conhecimentos e de processos, bem como o comprometimento das equipes com os ciclos de trabalho sugeridos.

“Essa reunião se transformou em um evento muito importante e esperamos que todos saiam dele bem motivados e imbuídos de uma vontade de fazer ainda melhor para o ano que vem. Pra este ano, estamos com consciência tranquila e dever cumprido”, afirmou o diretor do Departamento, Arnoldo de Oliveira Junior.

O trabalho de avaliação foi feito pela manhã e obteve inspiração na metodologia “Café Mundial”, que objetiva um diferente processo criativo, capaz de gerar mais diálogos entre os envolvidos, em uma rede colaborativa que acessa e utiliza a inteligência coletiva para responder questões de grande relevância para as organizações.

Para tal, os trabalhadores foram divididos em grupos de conversação com um “anfitrião” fixo e temas pré-estabelecidos com base em cada coordenação do Departamento. Ao toque de um sino, nova rodada de debates era iniciada, momento em que os trabalhadores se dirigiam a outras mesas, com objetivo de somar em cada um dos temas.

Na parte da tarde, os responsáveis por cada Coordenação fizeram apresentações com os resultados alcançados no último ano. “Foi um momento importante para que todos reconheçam o esforço e o empenho que cada um dos trabalhadores do DAB realizaram em suas coordenações, e como nós contribuímos para a saúde da população brasileira”, acredita o coordenador Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, Daniel Amado.

Ao fim da Oficina, os participantes da brincadeira do “Anjo” puderam se revelar. A brincadeira delimitou uma semana para eles “protegessem” e fossem “protegidos” secretamente por um colega de trabalho, e teve fim no dia da Oficina, fechando um momento importante de integração e boas vivências no ambiente de trabalho.

Veja as fotos do evento aqui e assista à cobertura clicando no vídeo abaixo:

 


Fonte: - Autor(es): -