facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Trabalhadores do Ministério da Saúde recebem cuidados integrativos em auriculoterapia

Data de publicação: 24/09/2018


Ação de promoção da saúde é resultado de parceria entre DAB e Secretaria Executiva


A Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS/DAB) e o Serviço de Promoção da Saúde da Coordenação de Atenção à Saúde e Atendimento de Pessoas (COSAP/CGESP/SAA/SE) promoveram, nesta quinta-feira (20), cuidados integrativos em auriculoterapia para os trabalhadores do Ministério da Saúde (MS).

A partir da ação piloto, que aconteceu no Departamento de Atenção Básica, a CNPICS e o SEPROS analisam expandir a ação para outros setores do Ministério. O objetivo é promover a saúde dos colaboradores por meio das Práticas Integrativas e Complementares, sensibilizando-os quanto às diversas possibilidades de cuidado.

“O processo de trabalho pode ser muito adoecedor. E, se trabalhamos para melhorar a saúde da população, então nós também temos que conhecer alternativas e as diversas formas de cuidado para o nosso próprio”, afirmou o coordenador de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do DAB, Daniel Amado.

Ainda segundo Amado, a ação também possibilita aos trabalhadores o conhecimento de que a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) existe: “ela é uma política pública e a população também tem o direito de ter um atendimento diferenciado e ampliado de cuidado”.

Já a colaboradora do Serviço de Promoção da Saúde da Coordenação de Atenção à Saúde e Atendimento de Pessoas, Letícia Mara de Lima Meira, acredita na ação como resultado de mais uma parceria positiva para “cuidar das pessoas que cuidam das políticas”.

“Essa convergência entre a Promoção de Saúde e a CNPICS é frutífera. Nessa ação piloto, a gente vai para a lógica de ir onde as pessoas estão trabalhando e sensibiliza-las as a respeito da política e de uma opção de cuidado às vezes mais barata, mais eficaz e com menos efeitos colaterais”, defendeu. 

Durante todo o dia, 5 voluntários de escolas parceiras fizeram o atendimento de mais de 70 colaboradores e servidores do Departamento de Atenção Básica. Entre eles, o trabalhador do Núcleo de Tecnologia da Informação do DAB, André Cury: “Fiquei bem surpreso quando fiquei sabendo que a ação ia acontecer aqui dentro. Achei bem legal a iniciativa e acho que deveria acontecer mais vezes para estimular e divulgar as práticas”.

Veja fotos do primeiro dia de ação aqui

Mais informações podem ser encontradas em pics@saude.gov.br e sepros@saude.gov.br.


Fonte: - Autor(es): -