facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Vacina é a melhor forma de prevenir o sarampo

Data de publicação: 24/08/2018


O vídeo esclarece as principais manifestações clínicas, formas de transmissão e o fluxo que deve ser adotado em casos suspeitos


Para alertar os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do sarampo e lembrar que a vacina é a melhor forma de prevenir a doença, o Ministério da Saúde produziu um vídeo, com o especialista da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Fabiano Rosa, para esclarecer as principais manifestações clínicas, formas de transmissão e o fluxo que deve ser adotado em casos suspeitos de sarampo.

Como explica Rosa, apesar de alguns sintomas da doença serem parecidos com os de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, é fundamental ficar atento aos sinais mais característicos de alerta do agravo.  A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento das erupções na pele, por exemplo, pode indicar o surgimento de complicações, como as infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.

O sarampo é uma doença que pode se tornar grave e até matar. A melhor forma de evitar o sarampo é a vacina, disponível em todos dos postos de vacinação do Brasil e gratuita.

Para mais informações, acesse a página especializada sobre vacinação no portal do Ministério da Saúde.


Fonte: - Autor(es): -