facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Coordenação Nacional de Avaliação Externa do PMAQ se reúne em Brasília

Data de publicação: 29/06/2018


Com membros do MS e de instituições de ensino e pesquisa parceiras, o encontro teve foco na etapa final da coleta de dados


A Coordenação Nacional de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) se reuniu na última terça-feira (26), na Fiocruz de Brasília, com objetivo de acompanhar o processo de coleta de dados dos estados que ainda não haviam atravessado a fase de entrevistas.

"A reunião foi um importante momento para o alinhamento das ações que ainda precisam ser realizadas para finalizarmos a etapa de avaliação externa do 3º ciclo. Além disso, uma oportunidade para debatermos as necessidades de aperfeiçoamento do programa", afirmou o coordenador de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica (CGAA/DAB/MS), Allan Nuno.

Os estados que acabam de iniciar a Avaliação são: São Paulo, Pará e municípios remanescentes do Rio Grande do Sul, que já estão em campo desde maio, e Paraíba, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que começam a fase em julho.

Segundo a representante da Universidade Federal do Pará Liliane Silva, o encontro foi muito esperado: “como estamos conduzindo a pesquisa de maneira autônoma pela primeira vez, foi importante compartilhar nossa experiência e os resultados que alcançamos, já com 45% de coleta de campo. Dividir isso com o grupo e escutar que estamos no caminho certo nos deixa mais fortalecidos, principalmente frente à questão geográfica e de transporte da região Ribeirinha, que é uma barreira a ser superada todos os dias”.

As nove (9) Instituições de Ensino e Pesquisa (IEPs) parceiras do programa, responsáveis pela avaliação externa, são: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Além do alinhamento quanto à etapa de Avaliação Externa, a Coordenação debateu sobre a futura realização do Seminário Internacional sobre o PMAQ e apresentou informes e desenhos metodológicos sobre as pesquisas qualitativas que serão realizadas por cada IEP.

Dúvidas sobre a etapa do programa podem ser consultadas nos Manuais instrutivos, disponibilizados no site do Departamento de Atenção Básica (DAB).


Fonte: - Autor(es): -