facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Como fortalecer a Atenção Básica é tema de encontro em Roraima

Data de publicação: 19/06/2018


Nesta edição da agenda itinerante do DAB, a programação traz análise do cenário para auxiliar na organização da gestão municipal e do estado


O atual cenário de Roraima é diferente dos outros estados brasileiros. O constante fluxo migratório tem exigido reorganização dos serviços de saúde nos 15 municípios do extremo norte do país. Durante os dias 19 e 20 de junho, gestores municipais e estaduais participam de mais um Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. Essa é a 18º edição da agenda itinerante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS).

Para Helenilson Boniares, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/RR), a área da saúde é dinâmica e sofre influências sobretudo sociais, o que exige muito da gestão. “Mesmo com os desafios do crescimento populacional, em 2017, conseguimos ampliar o atendimento com a implantação de mais equipes de saúde da família, entre outras ações. A transferência dos recursos em um bloco único vai facilitar nos ajustes necessários para esse cenário”, relembrou o gestor.

Por causa do aumento populacional, o Ministério da Saúde aumentou o Piso da Atenção Básica (PAB) Fixo dos municípios de Boa Vista e Pacaraima para além da projeção do IBGE. O cálculo foi feito com base nos Cadastro Nacional de Saúde (CNS) emitidos para os estrangeiros.

Outra ação do poder executivo foi o não descredenciamento das equipes de saúde da capital do Estado, dando o tempo necessário para o município se organizar. Também foi habilitada equipe de Consultório na Rua. Além do aporte financeiro, o DAB tem apoiado a gestão com reuniões para ajudar na organização do processo de trabalho nos abrigos e da assistência nas Unidades Básica de Saúde (UBS).

Fotos

Participaram também da mesa de abertura Marcelo Siqueira, secretário adjunto de Estado da Saúde, Joseilson Câmara, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste (DSEI), Cláudio Galvão, superintendente da Atenção Básica do Estado, e Marcos David Aguiar, representando o diretor do DAB do Ministério da Saúde João Salame Neto.

Programação

Para o encontro de Roraima, a programação foi montada com apresentações sobre a Estratégia e-SUS AB, Requalifica UBS, Integração Atenção Básica e Vigilância, perspectivas da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e 10 anos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Além do debate em torno dos programas federais, relatos de experiências exitosas.

Apresentações
Panorama PNAB
e-SUS AB
Integração Atenção Básica e Vigilância
Nasf
PMAQ
Requalifica UBS
Apresentação Nadja Salgueiro
Apresentação Samanta Hosokawa
Apresentação processo de trabalho
Apresentação PNAS
Apresentação CMAGI


Fonte: - Autor(es): -