Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Curso de Apoio Matricial para o Nasf AB

Data de publicação: 14/06/2018


Profissionais de saúde da Atenção Básica podem se inscrever até 6 de julho de 2018. Serão ofertadas duas mil vagas


O curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf AB) está com as inscrições abertas até 6 de julho de 2018. As normas para o processo de seleção podem ser conferidas por meio do edital publicado no site da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Serão ofertadas duas mil vagas para qualificação de profissionais em todos os municípios do Brasil, em nível de aperfeiçoamento, na modalidade à distância com encontros presenciais.

A capacitação será realizada pela ENSP, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS).

O programa curricular do curso busca apoiar e ofertar ferramentas para implantação, implementação e qualificação dos Nasf – AB, em consonância com as estratégias e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Além disso, visa contribuir para a difusão e aprimoramento do processo de trabalho dos Nasf AB, fomentando intervenções nos território que deem continuidade ao processo reflexivo,  e mobilizar atores para o processo de qualificação da atenção básica.

O candidato deverá efetivar o pedido de inscrição, exclusivamente via internet, por meio do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponível no link: http://inscricao.ead.fiocruz.br/529.

O programa
A organização curricular foi dividida em quatro unidades de aprendizagem, que serão desenvolvidas em momentos presenciais e a distância — plataforma de ensino, micro intervenções na realidade de trabalho e reuniões na região de saúde. A carga horária total é de 180 horas, sendo 108 horas a distância e 72 horas de forma presencial.

Cada turma terá aproximadamente 20 alunos e um tutor.  Serão três encontros presenciais, com duração de três a dois dias, e duas reuniões regionais, de um dia cada.

Serviço
Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Nasf AB
Inscrições: Até 6 de julho de 2018.
Edital: http://ensino.ensp.fiocruz.br/processo-seletivo/processo/390

Cronograma do Curso
 

Etapas do processo seletivo Datas
Período de inscrição De 8 de junho a 6 de julho de 2018
Resultado da seleção A partir do dia 15 de agosto de 2018
Recursos Dois dias úteis a contar da data de publicação do resultado
Resultado pós recursos (caso haja deferimento) A partir do dia 28 de agosto de 2018
Matrícula De 29 de agosto a 6 de setembro de 2018
Divulgação dos matriculados A partir do dia 18 de outubro de 2018
Início do curso A partir do dia 5 de novembro de 2018

Fonte: - Autor(es): -