facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Amazônia no foco da Atenção Básica

Data de publicação: 28/05/2018


Macapá (AP) é a 15ª cidade a receber a série de encontros estaduais promovida pelo Ministério da Saúde


As particularidades geográficas da região do Norte do país entram no debate do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. A cidade de Macapá (AP) sedia a 15ª edição da série de eventos promovida pelo Ministério da Saúde, nos dias 28 e 29 de maio. Ao longo dos dias de debates, oficinas e apresentações gestores municipais e estaduais poderão consultar os técnicos sobre todos os programas federais em vigência para atenção primária.

O evento, que busca discutir o que é preciso para fortalecer o serviço de atenção primária, também quer ouvir a gestão. Segundo João Salame Neto, diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), os gestores e profissionais de saúde enfrentam desafios amazônicos e que, por isso, o encontro tem destaque importante na agenda do ministério.

“Esse encontro é de fortalecimento acima de tudo do SUS. Vamos aproveitar o momento para discutir de fato como melhorar o que tem sendo feito. O serviço tem suas falhas, mas precisamos enaltecer o que é referência, o que é exercido com excelência. Como filho amazônico sei que as dificuldades daqui são superadas diariamente e os avanços que quero que se lembrem que já conquistamos vem do esforço dos profissionais da ponta e de uma gestão comprometida”, afirmou o diretor do DAB.

Para a sub-secretária de saúde de Macapá, Tânia Vilhena, a Atenção Básica é o carro chefe da rede de assistência. “As dificuldades que temos na porta de entrada do sistema tendem a refletir nos outros níveis de atenção. É importante fortalecer sim, mas também repensar as práticas e as políticas dentro do que já desenvolvemos na nossa região”, ponderou a gestora.

Fotos

Participaram da cerimônia de abertura Jozi Araújo, deputada federal pelo estado do Amapá, Maria de Jesus Caldas, presidente do Conselho de Secretários Municipais e Saúde do Estado do Amapá, Livia Maria Almeida, Coordenadora Nacional de Saúde Bucal, e Roberto Bauer, representante do Núcleo Estadual do MS.

Programação
Dia 28/05
Manhã

  • Abertura
  • Exposição dialogada da Política Nacional de Atenção Básica e do panorama no Estado

Tarde
Mesa redonda sobre a Estratégia Saúde da Família

Dia 29/05
Manhã
Oficinas

  • Saúde Bucal;
  • Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf);
  • Uso do sistema de informação e indicadores AB;
  • Integração AB e vigilância.

Tarde
Apresentações

  • Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ);
  • Estratégia e-SUS AB E Programa de Informatização das UBS;
  • Programa Requalifica UBS.

 


Fonte: - Autor(es): -