Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB e Telesaúde/RS anunciam retomada do 0800 em Encontro Estadual gaúcho

Data de publicação: 17/05/2018


Ferramenta vem para enfrentar a dificuldade da qualificação da atenção básica


 

 

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB) e o Núcleo Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciaram, no dia 15 de maio, a retomada do atendimento de teleconsultoria para todo o país por meio do número 0800 644 6543.

O anúncio aconteceu durante o Encontro Estadual para Fortalecimento da AB, em Porto Alegre. Além do retorno, agora todos profissionais de saúde de nível superior que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) poderão usar o serviço.

Na ocasião, o coordenador do Núcleo Telessaúde RS, Roberto Umpierre, apresentou números dos quatro anos em que o 0800 funcionou nacionalmente e celebrou o relançamento: “é uma satisfação muito grande dar essa notícia da reabertura 0 800. Ela é uma ferramenta que vem para enfrentar a dificuldade da qualificação da atenção básica, frente a um quadro em que vários estudos mostram que crescemos em acesso, mas ainda pecamos em qualidade”, afirmou.

Já para a Coordenadora Estadual de AB Raissa Barbieri, a ferramenta garante uma diminuição de encaminhamentos, mas principalmente oportuniza para as equipes de AB subsídio para um momento de vínculo e da corresponsabilização da equipe.

“Sabemos que, quando falamos que a AB é a ordenadora da rede e tem que resolver 90% dos casos, temos um grande desafio que exige apoio da gestão e que ela crie condições de se fazer isso. E o Telessaúde tem aparecido através do 0800 como uma excelente ferramenta pra isso”, apoiou a coordenadora.

Também celebra o Diretor substituto do DAB, Allan Nuno: “não tenho a menor dúvida de que essa talvez seja a estratégia mais bem sucedida de todas as que a gente apoiou no Brasil dentro do escopo da estratégia do Telessaúde redes. E a ampliação do projeto, voltado para os demais profissionais da atenção básica, vai produzir um efeito muito positivo. Seguimos lutando pra garantir investimentos e reforçar essa parceria”.

Veja abaixo depoimento do coordenador do Telessaúde:

Veja fotos do lançamento aqui.

Saiba mais

Porto Alegre sedia Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica


Fonte: - Autor(es): -