facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Oficinas temáticas são destaque no último dia de Encontro para Fortalecimento da AB no Piauí

Data de publicação: 26/04/2018


Técnicos do DAB/MS tiraram dúvidas dos municípios piauienses durante toda a tarde


Realizada no Centro de Convenções Atlantic City World de Teresina, o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica do Piauí teve fim na tarde de ontem (25), com a conclusão de oficinas temáticas sobre temas importantes como NASF-AB; PMAQ-AB; PNAB; PIUBS; e-SUS-AB; Saúde Bucal; PICS e Requalifica UBS.

Segundo a Coordenadora substituta da Coordenação Geral de Atenção Básica do Departamento de Atenção Básica (CGGAB/DAB/SAS/MS), Érika Almeida, as oficinas foram pensadas para sanar as dúvidas que os gestores têm no dia a dia de trabalho, além de serem espaços de troca de experiências entre os municípios.

“Nas oficinas, surgem os assuntos que de fato permeiam o cotidiano de trabalho desses trabalhadores da AB, sendo momento potente para que os gestores se sintam mais confortáveis em questionar e esclarecer dúvidas com o Ministério, além de construir alternativas e cooperações horizontais para os desafios que se colocam no trabalho da gestão, que são muitos’, afirmou a coordenadora.

A técnica do Ministério da Saúde (MS) e facilitadora da oficina sobre a estratégia e-SUS-AB, Vanessa Lora, contou com lotação máxima na oficina: “No Piauí, os municípios estão bem avançados quanto a informatização, como é o caso da capital. Teresina é inclusive nossa parceira para testar as versões do e-SUS AB e está já com 100% das UBS fazendo envio de informações por prontuário eletrônico”.

Ainda segundo a técnica do MS, há experiências exitosas em todo o estado. “Mas a gente sabe que o inicio é sempre um pouco difícil para os municípios se organizarem, então a gente vai mostrar não só como a gente faz pra implantar a estratégia, mas responder as dúvidas dos profissionais, algumas já sinalizadas e trazidas para a roda hoje”, finalizou Lora.

“A aproximação do Ministério com estados e municípios é muito importante. Eles se sentem mais animados para a gestão, mais empenhados”, garantiu a técnica do MS Fernanda Goedert, que apresentou caso clínico e alcançou dimensões como acolhimento e interação entre as equipes de Saúde Bucal e Saúde da Família.

A equipe do Programa Requalifica UBS, representada pela técnica do Ministério da Saúde Silvânia Figueirôa, também tirou dúvidas dos participantes com relação ao programa Requalifica UBS. “Nossa preocupação está em orientar e entender as necessidades e dificuldades dos municípios, sempre de forma humanizada e próxima a eles”, afirmou.

Os participantes ficaram felizes com a experiência. De acordo com a Coordenadora de Atenção Básica do município de Palmeirais do Piauí, Claudemira Santos, o momento é de muito conhecimento: “Acho o Encontro de extrema importância para tirar as dúvidas dos coordenadores e gestores, que são diversas, sobre todas as políticas. Nossa maior dificuldade está com a informatização das UBS, visto que só temos duas equipes urbanas. Mas viemos para saber sobre as possibilidades do interior e faremos o máximo que pudermos”, afirmou.

Concorda o Coordenador da Atenção Básica do município piauiense de Brasileira. Ele acredita que o Encontro para Fortalecimento da Atenção Básica é evento que tem muito a agregar positivamente. “Nós que saímos do interior para participar do evento na capital poderemos levar de volta um leque de informações e inovações para as equipes, tudo graças à equipe técnica do Ministério, muito bem preparada para a condução do evento”.

Confira as fotos do evento.

Saiba mais

Encontro reúne aproximadamente 400 trabalhadores e gestores da AB em Teresina


Fonte: - Autor(es): -