Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Encontro Estadual chega em Alagoas

Data de publicação: 23/04/2018


Gestores municipais e estaduais debatem sobre o fortalecimento da Atenção Básica segunda e terça-feira (24)


Chegou a vez de Alagoas receber o Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. Gestores de todos os 102 municípios participam do evento promovido pelo Ministério da Saúde com apoio da Secretaria de Estado do Saúde de Alagoas (SESAU), nesta segunda e terça-feira (24), em Maceió. Serão dois dias de apresentações, oficinas e debates dos programas estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB/MS).

“Completamos 30 anos de SUS, mas não só de erros como a mídia gosta de noticiar. Melhoramos os índices de atenção à gestante e à criança, bem como o cuidado às doenças crônicas e aumentamos a cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Ainda temos desafios, por isso nesses dois dias de encontro, por meio do debate, que é a base do sistema democrático, poderemos levantar o que precisa ser aprimorado nas políticas públicas de saúde”, refletiu João Salame Neto, diretor do DAB.

Durante a cerimônia de abertura do encontro, o secretário de saúde do estado de Alagoas, Carlos Christian Teixeira, ressaltou que o encontro é um momento para debater, aprender e planejar. “Nesta agenda temos a chance de trocar experiências entre gestões e construir um planejamento mais resolutivo para a Atenção Básica. São os gestores aqui que recebem os cidadãos que precisam do serviço público de saúde. Podemos ter entendimentos diferentes, mas o objetivo é o mesmo: melhorar o atendimento à população”, afirmou o dirigente da secretaria.

Fotos

Também participaram da mesa Gilberto Laranjeiras,  representando a Secretaria de Gestão Do Trabalho e Educação em Saúde (SGETS/MS); José Medeiros, superintendente de Atenção à Saúde do Estado, Paulo Teixeira, secretário de Ações à Saúde da SESAU, Arnoldo de Oliveira Junior, coordenador geral de Gestão da Atenção Básica (CGGAB/DAB), e Izabelle Pereira, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Alagoas (COSEMS/AL).

A coordenadora substituta da CGGAB, Erika Rodrigues, conduziu exposição sobre as mudanças da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que encerrou as atividades da manhã do primeiro dia do evento.

Apresentações
Exposição dialogada da AB
Apresentação Profª Célia Rozendo
PMAQ UFAL
Experiência e-SUS AB em Jequiá
Apresentação Rodrigo Luz
Apresentação PMAQ
Apresentação Nasf
Apresentação Infraestrutura e ambiência
Apresentação e-SUS AB
Apresentação 3º ciclo avaliação externa

O que é preciso para fortalecer a Atenção Básica?

 

 

Programação
Dia 23/04

  • Manhã: Apresentação dialogada da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e panorama da assistência no país;
  • Tarde: Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agenda de fortalecimento da AB em Alagoas.

Dia 24/04

  • Manhã: mesa temática sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) e da estratégia e-SUS AB, e do Requalifica UBS;
  • Tarde: Oficinas temáticas sobre NASF, Saúde Bucal e processo de trabalho.

Fonte: - Autor(es): -