facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Paraná recebe Encontro Estadual para Fortalecimento de Atenção Básica

Data de publicação: 15/03/2018


Encontros acontecem em todo o Brasil para construção de agenda pela resolutividade da rede de atenção à saúde


Quase 400 pessoas participam do Encontro Estadual para Fortalecimento de Atenção Básica realizado na Expo Unimed da capital do Paraná. O evento acontece de 15 a 16 de março e é promovido pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) em articulação com a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SES) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (COSEMS).

Com foco na construção conjunta de agenda pela resolutividade da rede de atenção à saúde, o encontro reúne autoridades e técnicos do MS, autoridades locais, gestores e trabalhadores da atenção básica do estado paranaense.  

Estiveram na mesa de abertura o Diretor do Departamento de Atenção Básica, João Salame Neto; o Diretor Geral da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Sezifredo Paz; a Secretária Municipal de Saúde de Ponta Grossa, representando o COSEMS Paraná, Ângela Pompeu; a representante da Secretaria Municipal de Sáude de Curitiba, Tânia Pires; o coordenador do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde Elias Lima e a assessora do Gabinete do DAB, Márcia Helena Leal.

Encontro no Paraná

O evento é um dos 37 encontros estaduais que acontecerão em todo o país e teve como tema de destaque do primeiro dia a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

“O mais interessante é que, a partir do momento em que esclarecemos de perto as mudança da política, os participantes começam a entende-la sob um outro ponto de vista, percebendo a revisão da PNAB como importante para atender as necessidades dos municípios”, afirmou a assessora do gabinete do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde Márcia Leal.

Com grande repercussão e oficinas programadas lotadas, houve necessidade de dobrar o número de inscrições estabelecidas. Os temas de Processo de Trabalho e Modelos de atenção e integração do território da AB com a vigilância em saúde devem ganhar destaque durante as oficinas no último dia de encontro. Conheça a programação.

 

Confira depoimentos feitos na mesa de abertura do evento

João Salame (DAB):  “As expectativas para o encontro no Paraná são as melhores, já que o estado avançou bastante no fortalecimento da Atenção Básica. Existem experiências de tutorias e oficinas permanentes  de qualificação  aqui, e com certeza vamos colaborar, aprender e transmitir as iniciativas aqui feitas pelo fortalecimento da AB”. 

 

 

 

Elias Lima (Núcleo Estadual do MS): “A AB é a menina dos olhos do Ministério da Saúde na atual gestão, porque sabemos que o Brasil investe muito na cura e pouco na AB. Outro caminho está sendo construído e está chegando até a nossa população através de vocês, que conseguirão transformar tudo aquilo que esta sendo feito ‘aqui em cima’ em realidade para o nosso povo do Paraná”.

 

 

 

Sezifredo Paz (SES /Paraná):  “Nós temos uma integração muito forte com as secretarias municipais de saúde e com os COSEMS. Os resultados que temos atingido não são mérito do estado, mas de todo o Sistema Único de Saúde do Paraná”. “Saúdo a iniciativa do Ministério da Saúde e de toda equipe dele e digo que assim que se faz saúde: com parceria, foco e eficiência”.

 

 

 

Ângela Pompeu (SMS de Ponta Grossa e COSEMS): “Nós nunca estivemos em um momento tão bom em nosso estado, que fortalece a atenção primária e incentiva e apoia nossas ações. E a gente vê esse encontro como muito importante, com as três esferas reunidas, falando sobre o mesmo tema, que é fortalecer a atenção primária. Eu entendo que é afinar fala de norte a sul dentro do território nacional. ”.

 

 

 

Tânia Pires (SMS): “É uma alegria estarmos nesse encontro. Curitiba está feliz por novamente perceber essa secretaria realinhada ao estado. Nós queremos estar juntos à Secretaria Estadual de Saúde assumindo o nosso papel de fortalecimento da Atenção Básica dentro do estado do Paraná”.

 

Em breve, o Portal do DAB publicará fotos e apresentações feitas pelos técnicos do MS.

Confira fotos do evento

Tenha acesso aos conteúdos apresentados durante o evento, abaixo:

Documento 1Documento 2Documento 3Documento 4Documento 5Documento 6 | Documento 7Documento 8Documento 9Documento 10 | Documento 11 | Documento 12

Veja também

Participantes comentam sobre Encontro Estadual no Paraná


Fonte: - Autor(es): -