facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Encontro Estadual acontece em Goiânia

Data de publicação: 09/03/2018


Representantes dos municípios de Goiás se reúnem para oficinas sobre as Políticas e programas federais para Atenção Básica


O Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica começou com homenagens ao Dia Internacional da Mulher, em Goiânia (GO), nesta quinta-feira (8). Junto ao diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB), João Salame Neto, representantes das regionais, secretarias municipais e estaduais de saúde ressaltaram o importante papel das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A data não é apenas de comemoração, mas de reflexão sobre o futuro que queremos para o país. É alarmante lermos nos jornais que os números de violência contra mulheres continuam aumentando. Diante disso, espero que possamos seguir os dias lembrando que o respeito é a postura que vai trazer mudanças. Quero parabenizar as mulheres presentes em nome de todas aquela que trabalham diariamente por um SUS melhor”, disse João Salame.

Participaram da mesa mesa de abertura do evento Luzia Cordeiro, secretária municipal de Anápolis, Edgar Tollini, secretário municipal de Aparecida de Goiânia, Cleudes Bernardes, superintendente de Acesso à Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, Evanilde Fernandes, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Arnoldo Oliveira Júnior, coordenador Geral de Gestão da Atenção Básica, do Ministério da Saúde, Tânia Vaz, representando a superintendente de Vigilância em Saúde, e Liorcino Mendes, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Além de trazer informações sobre as políticas e diretrizes do ministério, o encontro busca criar uma agenda da Atenção Básica estratégica para o Estado, debatendo a organização do serviços nos municípios e o processo de trabalho.

“A população quer que o sistema de saúde funcione, não importa como. E para que isso aconteça é necessário o comprometimento de nós, dos governantes. O nome deste evento mostra claramente qual o objetivo do DAB, fortalecer a assistência à população no primeiro contato com a rede de atenção. É preciso trabalhar muito. E lá no Ministério nós temos feito a nossa parte, principalmente, na gestão do atual ministro Ricardo Barros”, afirmou Salame.

Programação
Para o segundo dia do evento, técnicos do DAB irão ministrar oficinas temáticas sobre Saúde Bucal, Núcleo Ampliado de saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), versão 3.0 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB, Integração da AB com a Vigilância, Requalifica UBS, Academia da Saúde, Equipamentos e Emendas Paralamentares e processo de trabalho.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Ravena Miranda Rocha, o Encontro Estadual aproxima os gestores municipais do governo federal. “Momentos como esses são importantes para revermos os pontos que precisamos melhorar na assistência e para sensibilizar os gestores a implantar outros programas que possam auxiliar na melhoria e ampliação dos serviços de saúde”, explicou.

O próximo encontro será em Manaus, nos dias 13 e 14 de março.


Fonte: - Autor(es): -