facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Homologado em CIT o Prontuário Eletrônico do Cidadão 3.0

Data de publicação: 23/02/2018


A nova versão deve ficar disponível para atualização do sistema nos municípios no início de março


A versão 3.0 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) da Estratégia e-SUS Atenção Básica foi aprovada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) desta quinta-feira (22). A atualização estará disponível para os municípios no ínicio de março no site do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Entre as novas funcionalidades, os usuários vão receber notificação de agendamentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no celular pelo aplicativo MeuDigiSUS (e-Saúde). Outra novidade é o registro de vacinação no PEC, possibilitando um histórico de todas as ações de saúde do cidadão em um mesmo local.

Os sistemas da Estratégia e-SUS Atenção Básica foram lançados em 2013 com a disponibilização de softwares públicos e gratuitos chamados de Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o PEC. Atualmente, há 42,8 mil UBS no país e 18.510 unidades utilizam prontuário eletrônico, 8.930 adotaram o PEC, sistema disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e 9.580 UBS usam sistemas próprios ou terceiros.

Gradualmente, os municípios brasileiros modificaram a forma de registrar as informações da Atenção Básica ao implantar sistemas desenvolvidos com base na Política Nacional de Atenção Básica e evidenciando a complexidade das suas ações. Além disso, o Ministério da Saúde prevê que exista um sistema de informação para cada nível de atenção (Atenção Básica, Especializada e Ambulatorial e Hospitalar), buscando integração dos sistemas já existentes e a interação entre os diferentes níveis de atenção.

Leia mais
Programa de Informatização das UBS: 1ª etapa