facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB realiza mapeamento de ações de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil

Data de publicação: 31/01/2018


Para agregar sua iniciativa junto ao banco de ações exitosas, preencha o FormSUS


Quer divulgar seu trabalho nas áreas de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil?

Para isso, basta preencher o FormSUS produzido pela Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde para mapear as experiências realizadas na Atenção Básica.

Voltado aos profissionais de saúde da AB no SUS que queiram divulgar experiências bem sucedidas nas áreas de prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil, o formulário poderá ser preenchido até dia 2 de março.

O objetivo é identificar e mapear as ações para compor um banco de iniciativas e experiências, que servirão de base para a construção de ações de prevenção e controle da obesidade em nível nacional e troca de experiência com outros municípios.

A obesidade infantil se configura como um problema de grande dimensão no país, e o excesso de peso (sobrepeso e obesidade) em crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 mostram que na faixa de 5 a 9 anos a prevalência de excesso de peso chega a 33,5%.

São observados índices preocupantes em crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, o excesso de peso alcançou em 2016, 17,09% e 28,4% respectivamente em crianças menores de 5 anos e de 5 a 9 anos, segundo dados do SISVAN, com base no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.

“O papel das equipes de Atenção Básica no diagnóstico da obesidade infantil e o seu protagonismo no desenho e implementação de ações de controle, prevenção e tratamento do agravo é muito importante. Acreditamos que existam muitas iniciativas locais direcionadas ao seu controle”, defende Michele Lessa, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Para preencher o formulário, acesse: www.bit.ly/FormsusObesidade


Fonte: - Autor(es): -