Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

NASF-AB completa dez anos

Data de publicação: 24/01/2018


Há uma década os Núcleos atuam pela resolutividade e integralidade da AB


O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde comemora, hoje, os 10 anos de criação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

As equipes atuantes no NASF-AB contribuem para o aumento da resolutividade na Atenção Básica, ampliando as ações de saúde e operando na integração da AB com os serviços dos demais níveis de atenção, bem como com os equipamentos sociais dispostos nos territórios.

Foram investidos na estratégia R$ 834.324.000,00 em 2017, oportunizando a oferta de 5.715.532 atendimentos individuais e 1.076.973 ações coletivas, das quais participaram 16.981.871 brasileiros. Além disso, desde 2015 o Ministério tem investido na qualificação desses trabalhadores, oferecendo 6.500 vagas para o curso de apoio matricial.

“Parabenizamos os mais de 25 mil trabalhadores do NASF-AB que atuam em 70% dos municípios brasileiros. Eles são fundamentais para a garantia da oferta de ações de saúde com qualidade e resolutividade na Atenção Básica”, celebrou o Diretor do Departamento de Atenção Básica João Salame.

NASF-AB

Os Núcleos são equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica, as equipes de Consultório na Rua, equipes ribeirinhas e fluviais, além do Programa Academia da Saúde.

A atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, atendimentos compartilhados entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, ações de educação em saúde, atendimentos coletivos (em grupo) e a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma a ampliar e qualificar o cuidado aos indivíduos e grupos populacionais. Além disso, o NASF-AB tem forte atuação na articulação da Atenção Básica com outros serviços da Rede de Atenção à Saúde e com os equipamentos sociais dos territórios.

Comemoração

Ao longo do ano serão realizados eventos para fortalecimento da AB em todos os estados, sendo o NASF-AB pauta prioritária. Serão realizadas lives do Facebook com os trabalhadores sobre temas que dialogam com as conquistas dos Núcleos nestes 10 anos e com os desafios para a próxima década.

Está prevista, ainda, a produção de material contendo experiências exitosas do NASF-AB em todo o Brasil, bem como a publicação de três fascículos dos Cadernos de Atenção Básica para qualificação do processo de trabalho do NASF-AB: Reabilitação, Assistência Farmacêutica e Saúde Mental.