facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Programa de Estágio para Diretores do SUS é realizado na Espanha

Data de publicação: 23/11/2017


Diretor do DAB visita cidade espanhola para conhecer experiências da Atenção Básica locais


A convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o diretor do Departamento de Atenção Básica, João Salame Neto, está participando do Programa de Estágio para Diretores do Sistema Único de Saúde, que acontece de 20 a 25 de novembro, em Granada, na Espanha. O programa é uma parceria do Ministério da Saúde com a Rede Unida, que acontece desde 2002 com foco na formação de trabalhadores para o SUS.

Durante a programação, João Salame conversou com diversos profissionais da área da saúde, entre eles, professores da Escola Espanhola de Saúde de Andaluzia. “Foi importante conhecer de perto a experiência de Granada, principalmente como funciona a integração de Atenção Básica com a Atenção Hospitalar”, contou o diretor do DAB ao destacar que na região 95% dos casos são resolvidos pelas equipes do Programa Médicos da Família.

De acordo com Salame, uma das ações mais importantes da região de Granada é o fato de ter médicos de família na atenção básica e também na atenção hospitalar. “Como são estruturas que funcionam de formas complementares o paciente tem garantia de atendimento eficaz, rápido e integral”, destacou.

Intercâmbio de experiências
Os estágios e vivências do programa constituem importantes dispositivos que permitem aos participantes experimentarem um novo espaço de aprendizagem no próprio cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde. É um processo de imersão teórica, prática e vivencial. Além disso, é uma forma de compartilhar conhecimentos sobre a gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde.

O diretor do DAB frisou a importância do programa de estágio. “Temos a oportunidade de conhecer e ter contato com as ferramentas, sistemas, implantação e serviços aqui utilizados. Assim, podemos discutir e rever o nosso sistema de saúde”.