facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

25 de outubro: Dia Nacional da Saúde Bucal

Data de publicação: 25/10/2017


Na Atenção Básica, são mais de 91 mil profissionais atuando na área


Os profissionais da odontologia comemoram nesta quarta-feira, 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças bucais. No Sistema Único de Saúde (SUS), a implementação do Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal, lançada em 2004, contribui diariamente para melhorar o acesso e o atendimento da população.

Hoje, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 25 mil equipes em saúde bucal implantadas. Na Atenção Básica, são 91.894 profissionais — cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de odontologia. O atendimento, por meio do Brasil Sorridente, é feito em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas 267 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs).

Os serviços especializados também são contemplados pelas ações do Brasil Sorridente. Atualmente o país conta com 1.102 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e 1.841 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) e a doação de 80 equipamentos odontológicos para hospitais públicos no atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais.

Para garantir ainda mais melhorias na Política, o Governo Federal está investindo R$ 344 milhões para qualificar, ampliar e fortalecer a Saúde Bucal em todo o Brasil. A medida possibilitará a aquisição de 10 mil cadeiras odontológicas e 17 Unidades Odontológicas Móveis e o custeio de 2.299 novas equipes.

No vídeo abaixo, profissionais da área contam um pouco sobre o trabalho na rede de atenção e sobre a importância do serviço para os cidadãos.