Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB integra I Congresso Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em Natal (RN)

Data de publicação: 13/10/2017


O evento promove interação e trocas de experiências entre profissionais e estudiosos da área


Foi dado mais um passo para a consolidação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na noite desta quinta-feira (12). Com participação do DAB, acontece o I Congresso Nacional e III Encontro Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS) em Natal - RN.

Conferências, mesas redondas apresentação de trabalhos, cursos e mostra audiovisual integram a programação do Congresso voltado para alunos da área da saúde, profissionais, professores e pesquisadores da área. Até agora, são aproximadamente 1500 pessoas inscritas. O evento será realizado até dia 14 no hotel Praiamar Natal Hotel & Convention. 

O I Congresso de PICS contou com a presença do diretor do Departamento de Atenção Básica (DAB) , João Salame, em sua mesa abertura. João, que representou o Ministério da Saúde, abordou o apoio que a pasta deu à realização do CONGREPICS, e anunciou, oficialmente, a criação da Coordenação Nacional das PICS, vinculada ao DAB. “Nos primeiros dias à frente do departamento atendemos a demanda de criação da Coordenação de PICS. Estas e outras ações, como a ampliação da PNIC em março de 2017, fortalecem as práticas integrativas e complementares no SUS”, reforçou. A iniciativa foi bastante aplaudida pelos presentes.

Daniel Amado, coordenador das PICS do Ministério da Saúde, apresentou o histórico de construção e importantes resultados com a implantação das práticas no SUS. “O Brasil é uma referência internacional nesse tema. A experiência brasileira, inclusive, vem sendo apresentada em diversos eventos da Organização Mundial de Saúde nos últimos anos e se tornado pauta em cooperações internacionais organizadas pelo Brasil com o objetivo de promover a troca de experiências, a reflexão e o diálogo sobre a implantação das PICS”, reforçou.

A equipe PICS programou oficina pré-congresso, na UFRN, de integração das referencias estaduais em práticas integrativas. “Entendemos que a troca de experiência entre os profissionais das PICS nos estados é um momento rica, e a socialização de saberes pode ajuda-los no desenvolvimento das ações. Aquele estado que ainda tem dificuldades para implantar as práticas integrativas e complementares poderá tirar suas dúvidas e pegar dicas com os colegas que já estão mais a frente nesse processo”, relatou Miele.

A abertura contou com a presença do deputado federal Saraiva Felipe (MG), pró-reitores da UFRN, secretária municipal de Saúde de Natal e diversas outras autoridades.

/

Para saber mais sobre o CONGREPICS, clique aqui

Nova PNAB
O diretor do Departamento de Atenção Básica, João Salame citou a publicação da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e colocou a disposição do Ministério em garantir o financiamento de todas as ações que visam garantir o atendimento à população. “O Ministério da Saúde está totalmente aberto ao diálogo sobre essa construção coletiva (da PNAB). No próximo dia 26, faremos mais uma reunião para tratar do assunto, que contará com participação de diversas frentes”, finalizou.

 

 

/

 


Fonte: - Autor(es): -