facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Aberta até dia 6 de agosto convocatória para quem quiser contribuir com as receitas para o Guia Alimentar para crianças menores de dois anos

Data de publicação: 25/07/2017


Os selecionados vão formar um grupo de apoio que participará da criação e validação das receitas que vão acompanhar a nova edição da publicação.


Como parte da revisão do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, publicado em 2002 e atualizado em 2010, a Coordenação-Geral de Alimentação (CGAN) está recrutando interessados em participar da etapa de criação e validação das receitas que serão produzidas para acompanhar a publicação. 

A revisão do Guia está sendo realizado em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e outras instituições e pesquisadores parceiros. O processo foi iniciado com oficinas de escuta com gestores, pesquisadores e profissionais, com a sociedade civil e com famílias que tinham crianças menores de dois anos a fim de conhecer demandas, dúvidas e práticas habituais no que se refere à alimentação das crianças menores de dois anos.

Para dar concretude às diretrizes e recomendações do Guia, sua nova edição será complementada por receitas e orientações culinárias sobre a preparação da alimentação de crianças menores de dois anos que contemplem as diferentes realidades das famílias brasileiras e sejam embasadas nessas experiências práticas.

Para isso, será composto um Grupo de Apoio que atuará auxiliando o Grupo Técnico de revisão do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos. Ele terá como atribuições apoiar: o processo de definição de parâmetros para preparações culinárias saudáveis para crianças menores de dois anos; a elaboração do termo de referência que será divulgado para a captação de receitas saudáveis, que estejam alinhadas com as recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira; a análise das receitas recebidas; e o teste das receitas escolhidas.

Sobre as inscrições

A chamada tem como objetivo selecionar interessados em colaborar em uma ou mais etapas do processo de definição, seleção, avaliação, escolha e/ou teste das receitas de preparações culinárias voltadas para crianças menores de dois anos e que comporão os materiais resultantes da revisão do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos.

Poderão participar deste Grupo de Apoio: pesquisadores, professores universitários, profissionais de saúde, gastrônomos, culinaristas, cozinheiros, profissionais, merendeiras, pessoas que cozinham em casa. Os interessados devem possuir experiência em culinária e/ou técnica dietética e/ou alimentação infantil e disponibilidade de tempo condizentes com as atividades selecionadas.

As inscrições serão realizadas somente via internet, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=33180 no período entre as 00:00 h do dia 19/07/2017 até as 23:59 h do dia 06/08/2017, observado o horário oficial de Brasília-DF. 

Apesar o trabalho ser de caráter voluntário, despesas de deslocamento com eventuais atividades presenciais serão custeadas pela coordenação do Grupo Técnico. Vale ressaltar que como as atividades serão desenvolvidas a distância, é necessário que os interessados tenham facilidade de acesso a computador e internet. 

Todos os participantes do Grupo de Apoio serão citados na seção de colaboradores da nova versão do Guia Alimentar para crianças menores de dois anos.

Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail revisaoguiacrianca@gmail.com.