facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB apoia #MulheresRurais na divulgação de concurso de experiências de agricultoras

Data de publicação: 18/07/2017


As inscrições vão até 15 de agosto e fazem parte de campanha internacional que pretende dar visibilidade às trabalhadoras do campo, águas e florestas.


As instituições que coordenam a campanha internacional #MulheresRurais, mulheres com direitos lançaram, na última quinta-feira (13), o Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais. Para auxiliar na captação dos relatos, o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) está utilizando seus canais de comunicação e acionando parceiros para que a informação sobre o certame chegue ao público-alvo.

O objetivo do concurso é dar visibilidade ao empoderamento daquelas que trabalham no campo, nas águas e nas florestas. A iniciativa vai premiar relatos de agricultoras, bem como extensionistas rurais, que atuam pela redução das desigualdades de gênero no meio que vivem.

A seleção possui duas categorias: Relatos de vida, que abrange o testemunho e experiências de mulheres que vivem e trabalham nas áreas rurais do Brasil; e Experiências de Organizações, ou seja, boas práticas que apresentem exemplos de melhoria da qualidade de vida das agricultoras e do entorno comunitário. Nesta categoria, poderão participar organizações, bem como as profissionais de assistência técnica e extensão rural.

Inscrições por e-mail ou WhatsApp

Para inscrever-se, basta preencher este formulário. As experiências poderão ser apresentadas em forma de áudio, vídeo, texto, imagem ou fotografia. O material deve ser enviado junto com o formulário para o e-mail campanhamulheresrurais@gmail.com.br , ou pelo WhatsApp (61) 9 9311.1820 até o dia 15 de agosto. No assunto do e-mail, a participante deve informar a categoria na qual deseja concorrer. Mais informações podem ser encontradas no edital.

As ganhadoras do Concurso vozes, imagens, histórias e experiências das mulheres rurais irão participar da II Conferência de Mulheres Rurais, nos dias 27 a 29 de setembro, em Assunção, no Paraguai, onde ocorrerá a premiação oficial.

O projeto traz como tema o papel das mulheres no desenvolvimento rural e no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) http://www.un.org/sustainabledevelopment/es/objetivos-de-desarrollo-sostenible/ propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os materiais inscritos podem abordar assuntos como redução da pobreza rural, segurança alimentar e nutricional, inovação e infraestrutura, entre outros.

 

 

Sobre a campanha MulheresRurais, mulheres com direitos

A campanha internacional #MujeresRurales, mujeres con derechos é uma iniciativa organizada pela Reunião Especializada em Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), a Unidad para el Cambio Rural (Ucar) da Argentina, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e, no Brasil, pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), sob a tradução #MulheresRurais, mulheres com direitos.

A inciativa abrange a América Latina e o Caribe com ações que, este ano, começaram em março e seguem até novembro, trazendo como temática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Em 2016, a campanha compartilhou mais de 120 experiências de 15 países.