Buscar
  
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB recebe coordenadores estaduais

Data de publicação: 13/04/2017


Encontro debateu as principais pautas do Departamento de Atenção Básica e o apoio federal às ações nos estados


Representantes de 17 estados participaram do encontro com técnicos do Departamento de Atenção Básica (DAB), nesta quarta-feira (12), em Brasília. Na reunião ampliada com os profissionais de todas as coordenações do DAB, foram apresentadas diretrizes das frentes de trabalho e Políticas.

Ao longo do dia, as falas, tanto dos apoiadores da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica (CGGAB) quanto dos coordenadores estaduais, defenderam o fortalecimento da parceria entre o âmbito federal e estadual. "Com o encontro tivemos oportunidade de alinhar as agendas para 2017, informar quais as prioridades para as próximas ações e ainda estreitar nosso apoio à implantação dos programas nos estados e municípios", afirmou Allan Sousa, diretor do DAB.

Novas portarias, custeio, cadastro de propostas por emendas, estratégia e-SUS AB, relatórios do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) foram os assuntos discutidos pela manhã. Os coordenadores também puderam fazer perguntas sobre as apresentações da primeira parte da reunião.

“O trabalho de referência técnica é construído a partir da organização de cada estado, por isso encontros como esse são momentos de intercâmbio de experiências e um espaço diferenciado para o diálogo”, explicou a Rosana Ballestero, técnica do DAB.

Grupos de discussão
À tarde, os participantes foram divididos em dois grupos para relatos da gestão, expondo assim as dificuldades estaduais de atuação na AB. “A divisão em grupos potencializou nossa escuta tanto na perspectiva de conhecer as experiências que estão desenvolvendo, inclusive as agendas mais potentes e quais têm mais dificuldades de operacionalizar, quanto para construção da agenda do departamento. Também foi importante os representantes estaduais escutarem os relatos de gestão de outros estados”, refletiu Erika Rodrigues, da CGGAB.

Vieram para a reunião representantes do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pará, Maranhão, Goiás, Acre, Amazonas, Pernambuco, Roraima, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. “Recebemos muitas informações hoje. Poderíamos ter mais agendas como essa para auxiliar mais o nosso trabalho de apoio aos municípios”, disse Roberto Maia, coordenador da AB no Amazonas.

Encontro Coordenadores Estaduais
Fonte: - Autor(es): -