facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Saúde da família ribeirinha é tema de formulário online

Data de publicação: 04/04/2017


Questionário busca avaliar se estratégias do DAB para essa população são percebidas pelos gestores municipais


O FormSUS, questionário online que está disponível a partir de hoje, busca levantar informações para o Departamento de Atenção Básica (DAB) sobre a estrutura de atendimento em saúde oferecidas às populações ribeirinhas de toda a Amazônia legal e Pantanal Sul Matogrossense. Com o resultado do formulário, será possível avaliar as estratégias para 2017.

A Portaria nº 837/2014 redefiniu o arranjo organizacional das Equipes de Saúde da Família Ribeirinha (ESFR) e o departamento de atenção básica sentiu a necessidade  de avaliar como a normativa tem influenciado o trabalho da gestão municipal. Os técnicos do DAB também buscam avaliar a percepção que os secretários municipais de saúde têm sobre os principais custos para uma ESFR atender a população ribeirinha. O questionário também é uma oportunidade para conhecer quais outras populações consideradas vulneráveis socialmente estão sob gestão.

O formulário deve ser respondido apenas por gestores municipais de saúde que possuem comunidades ribeirinhas sob sua responsabilidade. “Buscamos alcançar o maior número de gestores. As respostas vão nos ajudar a identificar as dificuldades para executar as Políticas do Ministério da Saúde voltadas à população ribeirinha. Assim, poderemos estruturar melhor o apoio aos estados e municípios”, explicam os técnicos da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica do DAB.

O formulário ficará disponível por 30 dias. Acesse o link para responder.


Fonte: - Autor(es): -