facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

Novo fluxo de envio de dados de UBS para o SIA

Data de publicação: 30/03/2017


Mudança na transmissão é pelos softwares da estratégia e-SUS AB a partir da versão 2.1.11


Nota técnica elaborada pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) e o Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) esclarece o novo fluxo de envio de dados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), quando transmitidos pelos softwares da estratégia e-SUS AB a partir da versão 2.1.11.

A versão 0405 do SIA, publicada no dia 8 de março, altera o layout de importação do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) do e-SUS AB versão 2.1.11. Agora, a ferramenta já transforma toda produção com identificação de cidadão em BPA-i e os sem identificação em BPA-c para um mesmo procedimento. Uma regra no SIA impedia esse tipo conversão. Com a mudança, é possível a apresentação de procedimentos em um mesmo CNES e competência, tanto em BPA-c quanto em BPA-i. 

O novo fluxo de envio de informações do e-SUS Atenção Básica para o SIA exclui a necessidade de importação do arquivo para o BPA magnético. A partir dessa versão, deve-se inserir o arquivo gerado pelo e-SUS AB diretamente no SIA.

Caso haja necessidade de re-envio de bases anteriores, o município deverá atualizar o PEC para a versão 2.1.11, gerar novamente os arquivos referentes a cada competência e enviar novamente direto no SIA. Esse processo só se aplica às quatro últimas competências.

É recomendado atualização imediata das instalações em UBS e Secretarias Municipais de Saúde para a versão 2.1.11 do e-SUS AB para a garantia da qualidade dos dados enviados para o SIA. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio da central Disque Saúde 136 ou 0800 61 1997, opções 8 e 3, respectivamente.


Fonte: - Autor(es): -