facebook   flickr   youtube   
Buscar
   facebook   flickr   youtube   
  

facebook   flickr   youtube   
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção à Saúde - SAS
Departamento de Atenção Básica - DAB

 

DAB participa de acolhimento aos novos secretários de saúde de Pernambuco

Data de publicação: 13/02/2017


Encontro levou aos novos gestores informações que auxiliarão nas ações de promoção de saúde da população dos municípios pernambucanos


Representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) participaram, na última quinta-feira (9), da abertura do Seminário de Acolhimento de Novos Gestores de Saúde de Pernambuco da gestão de 2017-2020, no município de Gravatá.

O encontro teve o objetivo de levar aos novos secretários informações que auxiliarão nas ações de promoção de saúde da população dos municípios pernambucanos e incluiu a apresentação de ferramentas de gestão, programas e instrumentos de planejamento e controle fundamentais para o bom desempenho no setor.

Durante a mesa de abertura do evento, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS), Gessyane Vale Paulino, deu destaque à atenção básica  e enviou um recado aos novos secretários: “a pasta é fundamental para a discussão dos municípios, considerando que é neles que a AB acontece. Fazer gestão envolve disposição, compromisso e o desejo de fazer e fazer bem. Muita coragem para os novos gestores, que eles tenham compromisso com o SUS, e em melhorar esse sistema que é uma medida inclusiva e fundamental para o brasileiro”.

Segundo a representante do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco Rosa Maria de Lima Gomes, é preciso fortalecer com os gestores, especialmente junto às secretarias municipais de saúde, a importância do controle social para o bom desenvolvimento das ações de saúde. “Isto devido a importância desta pasta que luta diretamente com a qualidade de vida das populações e que veem no SUS seu principal aporte”, afirmou. 

Já a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Cláudia Callau Matos, colocou o acolhimento como fundamental: “viemos dar as boas vindas e qualificar os novos gestores, discutir, dialogar, trabalhar e fortalecer a regionalização, tratando também a questão da atenção primária em Pernambuco, que tem historicamente um destaque com relação a essa questão”.

Segundo o técnico do Departamento de Atenção Básica Francy Webster Pereira, o momento é de trocas e uma oportunidade dos secretários aprofundarem seus conhecimentos sobre a Atenção Básica e seus desafios, com a missão de servir ao usuário: “a atenção básica deve ser generosa para acolhê-los em suas UBS para o cuidado em rede. Países com uma atenção básica forte têm melhores resultados em saúde e têm usado menos da atenção especializada e hospitalar”, afirmou.

O representante do DAB na ocasião destacou ainda a importância da implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) em todas as Unidades Básicas de Saúde do país e sobre os esforços do Ministério da Saúde em torno da ferramenta e do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Também falou sobre o PMAQ o representante da Fiocruz Sidney Farias, que ressaltou como importante que as Equipes de Saúde da Família entendam a relevância da avaliação externa e de respostas fidedignas nesse processo, que garantam indicadores realistas sobre as regiões. “a avaliação externa no processo de avaliação da gestão é um momento crucial onde o gestor pode retratar um pouco das suas dificuldades e, a partir delas, por mais duras que sejam, podermos refletir e apresentar soluções”, defendeu.

Veja as fotos aqui: https://flic.kr/s/aHskNXTPc3 


Fonte: - Autor(es): -