Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
Buscar
Aumentar a fonte do texto Normalizar a fonte do texto Diminuir a fonte do texto   
  

Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Atenção Primária à Saúde- SAPS

 

Prorrogada consulta pública do guia de aconselhamento sobre atividade física na atenção primária

Data de publicação: 23/11/2022


Profissionais de saúde e interessados têm até 30 de novembro para preencher o formulário com contribuições ao material


Neste mês, o Ministério da Saúde colocou em consulta pública mais uma publicação. O Guia de orientação para o aconselhamento breve sobre atividade física na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) agora teve o prazo prorrogado para receber contribuições de qualquer interessado no tema. Os formulários poderão ser preenchidos até 30 de novembro.

O material poderá ser utilizado por qualquer profissional de saúde que atue na APS do SUS, independentemente da categoria profissional. A ideia é que ele seja uma fonte de informações acessíveis e de recomendações simples para que esses trabalhadores aconselhem os usuários sobre atividade física durante as rotinas de atendimento.

A consulta pretende avaliar o grau de adequação e de aceitação da linguagem do guia, além da qualidade e da conformação do conteúdo. Uma das recomendações, por exemplo, é a de que o aconselhamento breve seja realizado de diferentes maneiras, desde uma conversa na sala de espera do estabelecimento de saúde até uma abordagem de escuta ativa pautada em intervenção motivacional.

A proposta do guia é uma iniciativa liderada pela Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para conferir o documento a ser avaliado e deixar sua contribuição online, clique aqui.

Laísa Queiroz/Saps/MS